News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Expocrato abre com samba e pagode; veja o que visitar na exposição agropecuária

Expocrato abre com samba e pagode; veja o que visitar na exposição agropecuária

Pônei em exposição na Expocrato — Foto: Claudiana Mourato

Tartaruga de cerca de 25 anos, touro de quase uma tonelada, cobras, pôneis e outros animais são atrações para o público, além da programação de shows.

A abertura da Expocrato aconteceu no início da noite deste domingo, dia (10). Depois de dois anos sem o evento, a organização espera que 50 mil pessoas visitem diariamente a exposição.

Na noite de abertura do festival, oito atrações estiveram nos palcos. Artistas nacionais do samba e do pagode foram as principais atrações.

Dilsinho esteve no palco pela terceira vez e Léo Santana pela quarta vez. O cantor baiano surpreendeu com uma homenagem à eterna rainha da sofrência, Marília Mendonça. E a banda Magníficos relembrou músicas que marcaram as últimas décadas do forró. Até o dia 17, serão mais de 50 atrações no palco. (veja abaixo as atrações desta segunda-feira)

Feira Agropecuária da Expocrato

Além do festival de música, a feira agropecuária chama a atenção do público. São 14 pavilhões com animais entre ovinos, caprinos, equinos e bovinos. Já alojados são cerca de 600 animais de grande porte. A expectativa é de que durante a exposição sejam movimentados cerca de 50 milhões de reais.

Exposição durante o dia. O que visitar?

Durante o dia muitas exposições chamam a atenção do público. Para famílias, as opções são variadas. As crianças adoram os passeios com pôneis e éguas, já tradicionais no evento. Para o criador Rogério Braz, este é o quarto ano de evento. Ele veio de Ipaumirim, no Centro-Sul.

“Eu trouxe 11 pôneis, alguns para passeios, outros para venda. Trouxe um mini boi de cela, uma mini mula e um casal de mini gado. Para passeio, éguas de cela também. A feira começou bem, vendi um filhotinho já, um avô que comprou para um neto. Sinal de que a feira vai ser boa!”

Touro de quase 1 t

Touro é uma das atrações da feira agropecuária Expocrato — Foto: Claudina Mourato

Entre os bovinos, animais de grande porte recebem bastante olhares. O criador Rubem Oliveira, de Alagoinhas, na Bahia, trouxe o touro da raça gir leiteiro, Mik Fiv, somente para exibição. Ele pesa quase uma tonelada.

“Ele é responsável pelo melhorando genético da pecuária leiteira, doador de sêmen. Ele é um animal que transfere na sua genética um leite que não causa danos a quem tem intolerância à lactose. Além disso, ele é dócil, algo muito importante para o gado leiteiro para que seja mais tranquila a ordenha”

Museu Vivo Répteis da Caatinga

Cobra preta, espécie endêmica na caatinga — Foto: Claudiana Mourato

Outro espaço que está recebendo visitações é o Museu Vivo Répteis da Caatinga. No local, várias espécies de répteis, a maioria cobras.

“Os répteis são animais extremamente marginalizados. Normalmente, as pessoas pensam que são animais perigosos. Mas aqui a gente explica a importância desses animais, mostra quais são as serpentes peçonhentas e as que não são”, explica o organizador, Abmael Guedes

Uma das atrações, a cobra preta. É uma serpente muito importante na região do Cariri. Ela é um dos principais controladores de cascavel e da jararaca. Ela come as duas espécies.

Píton-burmesa albina com 2 metros — Foto: Claudiana Mourato

Tartaruga-aligator norte-americana

Mas além das serpentes, uma tartaruga-aligator norte-americana que foi apreendida numa ação de combate ao tráfico de animais. Ela tem uma aparência pré-histórica e está com cerca de 25 anos. Ela tem uma das mordidas mais potentes, mais forte que a de um leão adulto. Com uma mordida, ela consegue arrancar com facilidade o pedaço de uma mão.

Tartaruga-aligator com cerca de 25 anos — Foto: Claudiana Mourato

No Museu, estudantes fazem as apresentações das espécies aos visitantes. A Ianna Gabriela Santana, que estuda zootecnia, está participando dessa edição do evento.

“Muitas pessoas não possuem o conhecimento, machucam os animais, passam por cima, não tem o cuidado adequado. A gente dá essa orientação pra eles”

Imagem da Ianna Gabriela mostrando cobras na Expocrato — Foto: Claudiana Mourato

E para que todos esses momentos sejam registrados, ainda existem os fotógrafos tradicionais na exposição. Um deles, é o Josean Xavier Gomes, que não deixa de trabalhar para que as pessoas guardem as imagens desses dias. Ele trouxe pela primeira vez um dinossauro para chamar a atenção da criança, é a espécie Triceratops, feita de fibra.

“As crianças adoram. Esse dinossauro foi feito em Juazeiro do Norte. Ele tem 3, 70 centímetros de cumprimento por 1,60 de altura. Foi feito em 15 dias. E hoje é atração”

Além do dinossauro, o Padre Cícero sentado num banquinho de praça, cavalos e pôneis são usados para as fotografias.

Enzo montado em 'dinossauro' na Expocrato — Foto: Claudiana Mourato

Atrações desta segunda (11)

  • Erasmo Carlos
  • Márcio Greyck
  • Fernando Mendes
  • Forró Real
  • Gil Sanfoneiro
  • Vicente Forró Di Raiz
  • Henrique Farra
  • Marcelo Namorador

Por Claudiana Mourato/g1 CE

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.