News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Chocolate reduz (mesmo) a pressão arterial alta, diz estudo

Chocolate reduz (mesmo) a pressão arterial alta, diz estudo

© Shutterstock

Um novo estudo afirma que o cacau é muito benéfico para a saúde cardiovascular.

Já foram publicados vários estudos onde se confirma que o cacau reduz a pressão arterial, tão bem como alguns medicamentos. Agora, um novo estudo foi reforçar a ideia e afirmar que o cacau é muito útil na redução da pressão arterial, quando os níveis são extremamente altos. 

Esta novidade vem contrariar a preocupação - que sempre existiu - que consumir cacau, quando a pressão arterial está normal ou baixa, pode reduzi-la para níveis demasiado baixos.

O estudo, publicado no Frontiers in Nutrition, observou que estudos anteriores analisaram apenas o impacto benéfico do cacau no coração sob condições muito controladas. Graças a isto nunca foi possível perceber se o cacau também baixa os níveis de pressão arterial de pessoas saudáveis. 

A equipa da Universidade de Surrey, no Reino Unido, afirma que o seu estudo é um dos primeiros a analisar o consumo de cacau e o seu impacto no coração, num cenário mais realístico. 

Para o fazer analisaram onze pessoas saudáveis que consumiram seis cápsulas de flavonol de cacau ou seis cápsulas de placebo, em dias alternados, durante uma semana. Cada participante recebeu um monitor de pressão arterial de braço e um dispositivo, usado no dedo, para medir rigidez arterial de cada paciente.

Os resultados demonstraram que o consumo de cacau levou apenas a uma pressão arterial mais baixa nos participantes que já tinham leituras altas, anteriormente, e que não teve qualquer efeito nas pessoas com a pressão arterial, normalmente, baixa. 

Além disto, o estudo também foi o primeiro a encontrar um pico adicional no efeito benéfico do cacau oito horas após o seu consumo. Os investigadores acreditam que este segundo pico nas leituras tem, provavelmente, uma ligação com a forma como as bactérias no intestino metabolizam os flavonoides do cacau.

Fonte: Notícias ao Minuto

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.