News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

No Ceará, 1,2% da população se declara homossexual ou bissexual, diz IBGE

No Ceará, 1,2% da população se declara homossexual ou bissexual, diz IBGE

Até divulgação da pesquisa, a única estatística disponível sobre temática LGBTQIA+ era de casais do mesmo sexo. — Foto: Foto: Honey Fangs/Unsplash

Dados foram coletados pelo órgão pela primeira vez. Coordenadora da pesquisa afirma que parte da população LGBTQIA+ teve receio de identificar orientação sexual.

Cerca de 81 mil pessoas se declararam homossexuais ou bissexuais no Ceará em 2019, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quarta-feira (25). O número corresponde a 1,2% da população adulta do estado. A responsável pelo estudo, Maria Lucia Vieira, diz que parte da população LGBT teve receio de informar a orientação sexual aos entrevistadores.

O estudo investigou, pela primeira vez e de modo experimental, dados da orientação sexual da população do país. Até então, a única estatística disponível sobre a temática LGBTQIA+ na instituição era a de casais do mesmo sexo.

No período, havia 6,8 milhões de pessoas de 18 anos ou mais em território cearense. Deste total, 94,5% se declararam heterossexuais, enquanto 1,2% respondeu ser homossexual ou bissexual.

Os 4,2% restantes — 287 mil pessoas — não quiseram ou não souberam responder sua orientação sexual.

Medo de se afirmar gay ou bi

A coordenadora da pesquisa, Maria Lucia Vieira, afirmou que a taxa de pessoas que não quis responder pode ser relativa ao receio de autoidentificação e comunicação dessa característica pelos entrevistados.

Na proporção nacional, os jovens de 18 a 29 anos formaram o maior percentual de pessoas que se declararam homossexuais ou bissexuais, com 4,8%. A mesma faixa etária, porém, também foi a com maior número de pessoas que não souberam responder ou se recusaram a informar a orientação, com 2,1% e 3,2%, respectivamente.

"O maior percentual de jovens que não souberam responder pode estar associado ao fato de essas pessoas ainda não terem consolidado o processo de definição da própria sexualidade", apontou, acrescentando que resultados similares foram vistos em pesquisas em países como o Reino Unido.

Taxa menor que em outras regiões

A taxa de homossexuais e bissexuais registrada no Ceará fica abaixo da média da região Nordeste, com 1,5%, a mais baixa do Brasil.

A população autoafirmada homossexual ou bissexual foi de 2,1% no Sudeste — taxa mais alta —, seguida por 1,9% no Norte e no Sul e 1,7% no Centro-Oeste. Na região Nordeste, o destaque da população ficou com Natal (RN), que registrou 4%.

No entanto, a pesquisa alerta que os percentuais obtidos para os estados e capitais não devem ser comparados — os resultados "não são considerados significativamente diferentes entre si em função do intervalo de confiança dessas estimativas", apontou o documento.

Metodologia

A PNS captou a orientação sexual de modo parecido ao usado em grandes pesquisas domiciliares que realizam investigação do tipo pelo mundo. A comparação de resultados, inclusive, indica que os dados do estudo não são inferiores aos registrados em outros países.

Por Marcelo Monteiro, g1 CE

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.