News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Águas do São Francisco são liberadas para o açude Castanhão, no Ceará

Águas do São Francisco são liberadas para o açude Castanhão, no Ceará

Abertura da comporta aconteceu no Km 53 do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), em Missão Velha. — Foto: Reprodução/Governo do Estado

Nesta terça-feira (8), o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), visitou a cidade de Jati para acionar a liberação das águas da barragem do projeto de integração das águas do São Francisco.

As águas do Rio São Francisco foram liberadas para o açude Castanhão nesta quarta-feira (9). A liberação aconteceu com a abertura da comporta do Km 53 do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), localizada no município de Missão Velha. A água segue o riacho Seco, rio Salgado, rio Jaguaribe e entra no Castanhão, sendo captada para o sistema que abastece a Região Metropolitana de Fortaleza.

De acordo com a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), com o acionamento da comporta, as águas vão percorrer um total de 300 km até o açude Castanhão, passando pelo Riacho Seco, Rio Salgado e Rio Jaguaribe. A previsão é que o deságue no Castanhão aconteça em até 20 dias, beneficiando cerca de 4,5 milhões de cearenses.

Segundo o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, a transferência de água durante o primeiro semestre é uma estratégia da gestão hídrica para obter melhores resultados.

“O volume líquido de transferência que chegará ao Castanhão sempre será maior no período chuvoso. A água é transferida do projeto de integração do São Francisco, permitindo assim que a água do açude Castanhão fique naquele reservatório para atender às demandas da economia rural do Vale do Jaguaribe e do abastecimento humano de todas as pessoas que habitam as cidades daquela região”, afirma.

  • Visita de Bolsonaro

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), visitou a cidade de Jati, no extremo-sul do Ceará, para acionar a liberação das águas da barragem do projeto de integração das águas do São Francisco nesta terça-feira (8).

A barragem estava em manutenção desde maio de 2021. Com o acionamento, o recurso hídrico segue agora em direção ao Cinturão das Águas, conjunto de obras que abastece diferentes regiões do estado.

Por G1 CE

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.