News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Surto de gripe: confira 3 xaropes caseiros que ajudam na recuperação

Surto de gripe: confira 3 xaropes caseiros que ajudam na recuperação

Gripe. Foto: Shutterstock

Os xaropes caseiros ajudam a combater alguns sintomas provocados pelo vírus influenza como tosse e dor de garganta

Os casos de gripe provocados pelo vírus influenza estão aumentando no país desde novembro do ano passado. Em algumas cidades, como Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, já se fala em epidemia.

No entanto, na maior parte das localidades onde os casos estão crescendo, a situação ainda é de surto – quando há aumento de notificações significativo, mas ainda não se configura transmissão generalizada entre toda a população.

Isolamento

A maior circulação do influenza trouxe uma preocupação adicional às pessoas, tendo em vista que alguns sintomas coincidem com os da Covid-19. Em entrevista ao Metrópoles, a infectologista Ana Helena Germoglio afirmou que, independente de qual vírus for, é importante que o paciente se isole a partir dos primeiros sintomas respiratórios:

“Agora que a gente está enfrentando uma época de duas doenças de transmissão respiratória, é importante que, ao menor sinal, já se inicie o isolamento”, afirmou.

A taxa de letalidade da gripe é muito mais baixa do que a da infecção provocada pelo coronavírus. No entanto, nos primeiros dias, os sintomas da influenza – coriza, dor de cabeça, dor de garganta, febre e tosse – costumam vir fortes e provocar grande incômodo. A médica destaca ainda a importância do diagnóstico correto, obtido por meio de exames PCR, e a atenção ao tratamento sugerido por seu médico de confiança.

Os xaropes caseiros ajudam no alívio dos sintomas e não substituem as recomendações médicas.

Como fazer xaropes caseiros para aliviar a gripe:

Para tratar a gripe, é importante manter o repouso e reforçar a ingestão de líquidos. Os xaropes caseiros são uma boa opção para aliviar os sintomas da doença. Veja algumas receitas aqui:

1. Xarope de cebola e mel

Este é um bom xarope para usar durante a gripe, pois a cebola possui ação expectorante. O mel, por sua vez, ajuda a diminuir o incômodo da garganta.

Ingredientes: 1 cebola grande e mel

Modo de preparo: Picar finamente a cebola, cobri-la com mel e aquecer dentro de uma panela tapada durante 40 minutos em fogo brando. Guardar o preparo em uma garrafa de vidro na geladeira e tomar entre meia colher de chá a cada 15 ou 30 minutos até que a tosse acalme.

2. Xarope de ervas

O tomilho, a raiz de alcaçuz e as sementes de anis ajudam a eliminar secreções e relaxam o trato respiratório. O mel torna as secreções mais líquidas, ajuda a conservar o xaropes e acalma a garganta irritada. A casca de cerejeira-americana é muito eficaz a acalmar a tosse seca.

Ingredientes: 500 ml de água; 1 colher de sopa de sementes de anis; 1 colher de sopa de raiz de alcaçuz seca; 1 colher de sopa de casca de cerejeira-americana; 1 colher de sopa de tomilho seco e 250 ml de mel.

Modo de preparo: Ferver as sementes de anis, raiz e alcaçuz e a casca de cerejeira-americana na água, numa panela tapada, durante 15 minutos. Em seguida, tirar do fogo e juntar o tomilho, tapar e deixar em infusão esfriar. Em seguida, deve-se coar, juntar o mel e voltar a aquecer a mistura para dissolvê-lo.

O xarope deve ser conservado num frasco de vidro na geladeira. Sua validade a partir da data de produção é de três meses. A indicação é de uma colher de chá para aliviar a tosse e a garganta irritada sempre que necessário.

3. Xarope de sabugueiro e hortelã-pimenta

Um xarope produzido com flor de sabugueiro e hortelã-pimenta ajuda a baixar a febre associada à gripe e a descongestionar as vias respiratórias.

Ingredientes: 500 mL de água; 1 colher de chá de hortelã-pimenta seca; 1 colher de chá de flores de sabugueiro secas e 250 ml de mel.

Modo de preparo: Ferver as ervas na água, numa panela tapada, durante 15 minutos. Em seguida, retirar do fogo, coar e juntar o mel até dissolver.

O xarope deve ser conservado num frasco de vidro na geladeira. Sua validade a partir da data de produção é de três meses. A indicação é de uma colher de chá para aliviar a tosse e a garganta irritada sempre que necessário.

Fonte: Agência Metrópoles

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.