News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Associação alerta sobre casos de hanseníase na região do Cariri

Associação alerta sobre casos de hanseníase na região do Cariri

No Ceará, 1087 pessoas foram diagnosticadas com hanseníase e 52 dessas pessoas foram diagnosticadas no município de Juazeiro do Norte (foto: Reprodução/Opovo)

Por conta da pandemia de Covid-19, atividades externas que marcam a campanha do janeiro roxo foram restritas

No Ceará, 1087 pessoas foram diagnosticadas com hanseníase durante o ano de 2021. Dessas, 52 pessoas foram diagnosticadas no município de Juazeiro do Norte, na região do Cariri. A informação é da educadora social da Associação Caririense de Luta Contra a Aids, Ana Pereira.

Em entrevista à radialista Nildenia Damasceno da rádio CBN Cariri, a educadora informou que estão sendo realizadas panfletagens, rodas de conversa e lives nas redes sociais para conscientizar a população sobre os riscos e os sintomas da hanseníase. “A gente explica os sintomas porque quer incentivar a população a procurar o tratamento precoce”, afirmou.

“Queremos levar até a população a importância da percepção dos sintomas da hanseníase, pois uma vez detectado os sinais da doença, como manchas brancas, avermelhadas, acastanhadas ou amarronzadas sobre a pele, alteração de sensibilidade térmica, algumas áreas do corpo com a diminuição de pelos, sensação de formigamento principalmente nas mãos ou nos pés e fraqueza muscular, mais cedo será possível um diagnóstico”, continua Ana Pereira.

A educadora social conta também quais tipos de assistência os pacientes com hanseníase recebem na associação: “Eles passam por uma triagem prévia, em seguida vão para um encaminhamento da área de dermatologia para que o paciente faça o diagnóstico precoce e assim dê início ao tratamento para evitar futuras incapacidades motoras que a hanseníase pode trazer”. Para mais informações, a Ana Pereira indica procurar a Associação em pelo endereço e contatos disponíveis a seguir.

Serviço

  • Associação Caririense de Luta Contra a Aids
  • Endereço: Rua do Cruzeiro, 1623, bairro São Miguel - Juazeiro do Norte
  • Funcionamento das 14h30min às 19 horas
  • Contatos: (85) 2131 3118 ou (85) 98448 444 (WhatsApp)

Autor Leticia Borges/O Povo Online

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.