Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Ceará aprova tombamento do Sítio Bebida Nova, no Crato

0
Foto: Reprodução/Ascom

O Sítio Bebida Nova, localizado na cidade do Crato, teve o tombamento aprovado pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Estado do Ceará (Coepa-CE), nessa segunda-feira (20), durante a 4ª Reunião Ordinária do Conselho, que aconteceu on-line. Para se concretizar o tombamento do bem, o processo agora segue para homologação do governador Camilo Santana e posterior publicação no Diário Oficial do Estado do Ceará.

Casa do artista Sérvulo Esmeraldo, o Sítio Bebida Nova, onde fica o Casarão da Bebida Nova ou Casarão dos Esmeraldo (como também é conhecido), é localizado na área rural do município do Crato, região do Cariri, no Sul do Ceará, e se enquadra na história dos engenhos do Nordeste do Brasil. Lá circulavam importantes figuras políticas, da cultura e da economia rural. Além de uma grande faixa de terra, o empreendimento demandava cursos d’água próximos ao núcleo produtivo. O Crato, com muitas fontes de águas naturais e solo fértil, foi lugar propício para o desenvolvimento dessa economia rural. E, agora, parte desta história poderá ser preservada através do tombamento material do Sítio.

O secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba, também presidente do Coepa-CE, destacou que o tombamento traz duas vertentes importantes como desdobramento. O primeiro deles é o plano de salvaguarda do bem, que implica em uma parceria entre governo estadual e governo municipal por meio das secretarias de cultura, para a sua formulação. Em segundo lugar, é a associação do tombamento à candidatura da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade.

“O sítio tem uma visão privilegiada do Crato. Sérvulo Esmeraldo dizia certa vez que as primeiras linhas mágicas de seu trabalho foram traçadas pelo tempo e pela natureza, que é a linha da Chapada do Araripe, ela que para nós já é um patrimônio da humanidade e nós estamos apenas ofertando isso para um processo seja junto ao Iphan, ou à Unesco. Nós temos que, para além de um plano de salvaguarda, pensar em um plano de sustentabilidade para o bem. Da nossa parte, da Secult, a gente compreende que esse processo foi demorado, mas são os tempos para que pudéssemos chegar com as instruções de tombamento mais qualificadas. Ele é um tombamento que tem a ver com a cidade do Crato, com o sertão do Cariri, com a Chapada do Araripe, mas tem a ver com o sertão nordestino e brasileiro. Essa preservação tem relevância não só para o Estado do Ceará. A minha compreensão tem uma relevância histórica, arquitetônica, cultural e de memória para o Brasil”, ressaltou o secretário Fabiano Piúba.

Foto: Reprodução/Ascom

O gestor também parabenizou os servidores da Secult que participaram da pesquisa para o tombamento e os conselheiros que contribuíram no processo. “Temos dois volumes de estudos aprofundados. No volume 1, há uma introdução sobre a importância de atuação do próprio Sérvulo Esmeraldo, mas também sobra a ambiência do local, seguindo por uma análise tipológica de sistema construtivo, das alterações e estado de conservação, trazendo também a justificativa para tombamento e primeira proposta de poligonal de tombamento. A partir das recomendações que recebemos de uma comissão de pareceristas inicialmente, foi necessário um aprimoramento da instrução, onde o volume 2 traz uma análise do estado de conservação, um levantamento fotográfico mais aprimorado, a poligonal revisada, traz também novas diretrizes e recomendações finais importantes. Foi gerado assim um documento de mais de 150 páginas”, acrescentou o secretário Fabiano Piúba.

A Coordenadora de Patrimônio e Memória da Secult Ceará, Cristina Holanda, ressaltou a importância de continuação da preservação do bem após o tombamento. “Esse é um processo administrativo de estudo técnico e reconhecimento do Estado da importância deste bem para o patrimônio, história e memória do Ceará. O processo de preservação dele tem que continuar com pesquisa, com restauro e com ocupação”, frisou.

Instrução de tombamento

Na ocasião da reunião do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Estado do Ceará (Coepa-CE),a restauradora Jessica Ohara, da Coordenadoria de Patrimônio e Memória de Secult Ceará, apresentou a instrução de tombamento do Sítio Bebida Nova, destacando sua importância. “A gente conhece mais a questão do Sítio pela presença de Sérvulo Esmeraldo na sua infância e por ser o local onde ele teve seu primeiro ateliê. Ele é um berço artístico do artista e um ponto que aparece diversas vezes na obra dele. Vai tanto contar a história do Sérvulo quanto da arquitetura rural do Ceará. É uma das poucas casas da região do Crato que você pode observar toda a cidade. É interessante quanto a casa está integrada com a paisagem e como ela conseguiu fazer parte daquele ambiente. Na nossa pesquisa, para tentar entender melhor, vimos que a própria população tem muitas lembranças envolvendo o imóvel”, pontuou.

O arquiteto e professor Romeu Duarte, que foi um dos solicitantes do pedido de tombamento, falou sobre as múltiplas dimensões do Sítio Bebida Nova enquanto patrimônio. “A Casa tem uma dimensão paisagística, além de sua história se confundir com o território que está implantado, com toda sua complexidade. Temos pouquíssimos exemplares de um sítio rural tombado. É um bem importante para o Ceará inteiro, é uma casa urbana plantada no meio da comunidade rural, principalmente por ser a moradia de um dos maiores artistas brasileiros”, comentou.

Celebrando Sérvulo Esmeraldo

“Esse momento é fundamental para mim, para a preservação do Sérvulo Esmeraldo, mas de tudo que ele projetou para o Crato. A Bebida Nova não é um local apenas de engenho, que teve contribuição econômica para o Cariri, aquela casa foi um lugar onde tudo começou na obra desse grande artista que pudemos conviver e aprender com ele”, destacou Dodora Guimarães Esmeraldo, fundadora do Instituto Sérvulo Esmeraldo e uma das solicitantes do pedido de tombamento.

Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Não faça spam aqui. Todos os comentários são revisados pelo administrador.

Selecione o modo incorporado para mostrar o sistema de comentários!*

image host

buttons=(Aceitar !) days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Saber mais
Accept !
To Top