News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Inmet emite alerta para sete cidades cearenses com 'perigo potencial' de chuva e alagamento

Inmet emite alerta para sete cidades cearenses com 'perigo potencial' de chuva e alagamento

Legenda: Chuvas podem ocorrer entre a manhã de hoje até as 10h desta sexta-feira (9) - Foto: Foto: Reprodução/(Marciel Bezerra - Jornalista) @marcielbezerra

Acumulado de chuva, até amanhã (9), pode chegar a 50 milímetros, conforme informou o Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta, na manhã desta quinta-feira (8), para "perigo potencial" de alerta de chuva em partes de três estados nordestinos: Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.

No território cearense, o alerta é para as regiões Norte e do Jaguaribe, totalizando sete cidades.

  • Aracati,
  • Beberibe,
  • Fortim,
  • Icapuí,
  • Itaiçaba,
  • Jaguaruana,
  • Palhano

Conforme o Inmet, entre as 10 horas de hoje e 10 horas desta sexta (9), pode chover o acumulado de 50 milímetros. Em algumas localidades, há possibilidade de chuva de "20 a 30 milímetros por hora", informa o Instituto. O alerta, no entanto, não especifica quais regiões estão mais propensas a esses volumes. 

Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco.

INMET

A reportagem do Diário do Nordeste questionou à Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) sobre quais fenômenos meteorológicos estariam atuando na região nordeste de modo a ocasionar possíveis eventos pluviométricos, no entanto, a assessoria do órgão informou que o alerta em questão foi emitido pelo Inmet e, que a Funceme, até o momento, não tem nenhum alerta de chuva.

PÓS-ESTAÇÃO CHUVOSA

O acumulado de chuva em junho, primeiro mês da pós-estação chuvosa no Ceará (feveriro a maio), ficou 56% abaixo da normal climatológica que é de 37.5 mm. No período foram observados apenas 16.4 milímetros. OS dados são da Funceme.

As regiões com maior desvio negativo foram Jaguaribana (84%) e Cariri (82%). Esta última região registrou  apenas 3.5 milímetros no mês passado. Já a região com maior acumulado pluviométrico foi no Litoral Norte (43.2 mm), o que representa 18% a mais do que a média histórica daquele mês.  

Fonte: Diário do Nordeste

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.