News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Como pedir empréstimo com nome sujo? Como negociar dívidas? Veja neste guia

Como pedir empréstimo com nome sujo? Como negociar dívidas? Veja neste guia

Foto: Reprodução

As dívidas fazem parte do cotidiano de muita gente. A renegociação de dívidas é uma forma de resolver questões que antes eram levadas à Justiça. É possível até negociar via internet.

Entidades como Serasa e SPC, que cadastram devedores, também promovem feirões para negociações das dívidas e limpar o nome dos devedores.

Como negociar uma dívida? Como saber se seu nome está sujo? Dá para fazer um empréstimo na Caixa Econômica mesmo estando negativado? Quem tem nome sujo pode abrir uma empresa como MEI (microempreendedor individual)?

Qual dívida devo pagar primeiro?

Antes de começar os pagamentos de suas dívidas, o ideal é colocar no papel todos os ganhos e despesas e fazer todas as contas para ver o que pode ser cortado para economizar.

Essa é a dica de Anderson Pellegrino, economista e mestre em história econômica pela Unicamp e professor de economia na Unità Faculdades, em Campinas (SP),

"Esse é o primeiro passo. O segundo é organizar as despesas que garantem a existência, como as contas de consumo —água e luz. Após isso, é que se deve atacar as contas", afirma.

Segundo o consultor financeiro pessoal Yuri De Martino, o ideal é pagar primeiro as "dívidas mais caras". "São aquelas que cobram mais juros. Ou seja, se você fez um empréstimo que cobra 3% ao mês e tem um cheque especial que cobra 8% ao mês, o cheque especial é prioridade para quitação", afirma.

Fazer empréstimo para pagar dívida compensa?

É preciso definir quanto vale o seu nome, diz Yuri De Martino. "Muitas vezes em uma conta básica de multa e juros, a inadimplência parece mais barata, porém aqui é que mora um grande perigo. O ideal é que primeiramente um possível parcelamento da dívida seja negociado com a empresa credora para não precisar tomar um empréstimo", diz Martino.

Mas ele ressalta que, se não houver chance de negociação e a dívida não for paga, são cobrados juros e multas, e isso vai diminuir o score no Serasa. Por isso, mesmo que o empréstimo pessoal fique um pouco mais caro do que a inadimplência, vale a pena contratar o crédito para proteger seu nome na praça.

Para que tudo não vire uma bola de neve, o consultor orienta que o empréstimo seja contratado num prazo mais longo, para que você não fique "no zero a zero" no final do mês, e consiga fazer uma reserva.

O ideal para essa reserva seria sobrar em torno de 10% a 20% da renda mensal. "Provavelmente no longo prazo você pagará mais juros, porém a reserva irá protegê-lo de custos eventuais e te autofinanciar, em vez de tomar outro empréstimo", declara.

O que é score de crédito?

É um sistema de pontuação criado pelas empresas de crédito para avaliar quem é bom pagador e quem tem problemas em solucionar dívidas. Sempre que seu score está baixo, as empresas financeiras avaliam você como "mau pagador" e começam a restringir crédito. Por isso, muitas pessoas não conseguem contratar um cartão de crédito ou têm taxas mais altas em empréstimos.

Leia mais sobre score de crédito aqui.

Como saber se estou com o nome sujo?

É possível saber se está com nome sujo e também consultar o CPF pelo portal da Serasa, que oferece a busca de forma gratuita. Veja como:

1. Acesse o site https://www.serasa.com.br/consultar-meu-cpf/

2. Clique em "Consulte agora seu CPF"

Reportagem de Felipe Pereira/Colaboração para o UOL, de São Paulo

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.