News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

"Nunca mais essa quadrilha conta comigo" diz Ciro Gomes sobre apoio ao PT

"Nunca mais essa quadrilha conta comigo" diz Ciro Gomes sobre apoio ao PT

Ciro Gomes pediu desculpas ao povo chinês pelas falas de Eduardo Bolsonaro (foto: Thais Mesquita/O POVO) POL 02.06.2020 (Foto: Thaís Mesquita)

Pedetista reforçou que seu problema é com o "lulopetismo corrupto" e questionou o motivo pelo qual o ex-presidente Lula não aproveita outros nomes para a disputa presidencial em 2022: "Por que não bota o Camilo Santana?"

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT), provável candidato à Presidência da República, aprofundou o racha com a cúpula nacional do PT nesta segunda-feira, 8. "Nunca mais essa quadrilha conta comigo", disse ao ser indagado sobre postura que teve no 2° turno das eleições de 2018, quando não participou da campanha petista. Declaração foi dada durante entrevista ao colunista Kennedy Alencar, do UOL.

Ciro Gomes também citou petistas que apoia e admira, como os governadores Camilo Santana (CE), Rui Costa (BA) e Wellington Dias (PI). Fez menção ainda ao ex-senador Eduardo Suplicy (PT). O pedetista reforçou que seu problema é com o “lulopetismo corrupto e desinteressado com a sorte do Brasil".

Durante a entrevista, que durou pouco mais de uma hora, Ciro questionou o motivo pelo qual o PT não aproveita outros nomes de seus quadros para a disputa presidencial de 2022; o ex-presidente Lula já autorizou Fernando Haddad a fazer campanha pelo país como pré-candidato da legenda.

“Por que não bota o Camilo Santana? Por que não bota o Wellington Dias? Não. Tem que ser alguém para repetir a Dilma, que ele botou sem nenhuma experiência política para ficar mandando, e agora quer repetir o mesmo erro”, declarou.

O ex-ministro também criticou o debate em torno da elegibilidade do ex-presidente Lula. “Nós vamos ficar discutindo: o Lula é elegível? O Lula é inelegível? Olha, esse filme eu já vi. Não contem comigo. Não contem comigo para esse circo mambembe, porque a tragédia brasileira não permite mais contemporização”, apontou, questionando eventual vitória da sigla em 2022.

"Derrotar o Bolsonaro e construir uma saída para o Brasil, é razoável que a saída para o Brasil seja voltar o Lula e o petismo ao poder? É isso, a volta ao passado, de quem tendo tido a oportunidade de ouro de governar por 14 anos, com popularidade que alcançou 86%, não ter promovido uma única mudança institucional na vida brasileira?”.

Nas últimas semanas, Ciro tem reforçado seu rompimento com o PT; chegando a dizer que sua tarefa é "necessariamente derrotar o PT no primeiro turno" de 2022. Do outro lado, parte dos petistas reforçam o distanciamento; o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad colocou Ciro no rol de possíveis candidatos de direita que se apresentarão na disputa majoritária no ano que vem.

VÍTOR MAGALHÃES/JORNAL O POVO ONLINE

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.