News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Gestores de Barbalha e Juazeiro falam sobre compra independente de vacinas por municípios

Gestores de Barbalha e Juazeiro falam sobre compra independente de vacinas por municípios

Foto Agência Brasil

Representantes divergem sobre a compra independente de imunizantes

A quantidade de doses da vacina CoronaVac distribuída até o momento para os municípios é insuficiente para imunizar os caririenses na primeira fase do plano nacional de vacinação, sendo necessário o recebimento de outros lotes de imunizantes, pela Secretaria de Saúde do Estado, para cobrir a demanda. Neste sábado (23), mais 72,5 mil doses de vacina, desta vez da Oxford/Astrazeneca, chegaram ao Ceará e devem ser distribuídas para os municípios nesta segunda-feira (25).

Diante da quantidade insuficiente de imunizantes, alguns municípios sinalizam a intenção de comprar doses de forma independente. É o caso de Barbalha. De  acordo com o secretário adjunto de Saúde de Barbalha, Ádamo Macêdo, havendo os recursos financeiros necessários, o Município pode fazer aquisição da vacina. Entretanto, esta situação ainda está em análise. “A decisão depende de alguns fatores, dentre os quais a disponibilidade de recursos financeiros e a quantidade de vacinas fornecida pela União e Estado”, explicou.

Já a secretária de Saúde de Juazeiro do Norte, Francimones Albuquerque, afirmou que a recomendação feita pela Associaçao dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) é que a aquisição dos imunobiológicos é de responsabilidade do Estado, juntamente com o Governo Federal. A secretária reforça que, aos municípios, além da elaboração dos planos locais de imunização, cabe a gestão do estoque de insumos, armazenamento e transporte da vacina em estruturas qualificadas.

O secretário da Saúde do Estado do Ceará, Dr. Cabeto, também já havia sinalizado que acha improvável a compra de imunizantes pelos municípios. Outros prefeitos do Ceará, a exemplo do de Maracanau e de Caucaia, também já se manifestaram com a intenção de comprar doses da vacina de forma independente.

Com informações de Juliana Sátiro.

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.