News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Fábrica da Ford com 470 empregados em Horizonte será fechada em 2021

Fábrica da Ford com 470 empregados em Horizonte será fechada em 2021

Ford vai encerrar produção de veículo no Brasil em 2021 — Foto: Divulgação

Montadora anunciou nesta segunda que encerrará a produção de veículos em suas fábricas no Brasil em 2021.

A fábrica da Troller no Ceará será um dos empreendimentos afetados pela decisão da Ford de encerrar a produção de veículos no Brasil. A unidade fica em Horizonte, na Grande Fortaleza, e tem 470 empregados e colaboradores, segundo a montadora.

A Ford anunciou nesta segunda (11) que encerrará ainda neste ano a produção de veículos em suas fábricas no Brasil. No país desde 1919, a marca manterá apenas o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, e o campo de provas e sua sede administrativa para a América do Sul, ambos em São Paulo.

Em comunidade, a empresa afirma que a decisão ocorre quando a "pandemia de Covid-19 amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas".

A unidade em Horizonte será a última da marca a ter as atividades encerradas, no 4º trimestre, entre outubro e dezembro deste ano.

Fábrica da Troller/Ford em Horizonte mantém 470 empregados e colaboradores — Foto: Divulgação

A unidade da Ford em Horizonte manufatura peças em fibra de vidro, soldagem, aplicação de adesivos estruturais com a utilização de robôs; conta com máquinas com capacidade de medição de uma carroceria completa do veículo; tem linha de montagem com verificação de funções eletrônicas do veículo.

A fábrica tem ainda pista de teste para acompanhamento da performance dos veículos da marca.

Impactos do fim da produção

Conforme a Ford, em comunicado oficial, a empresa trabalha em colaboração com os sindicatos para "minimizar os impactos do encerramento da produção".

Com a decisão, os modelos nacionais terão suas vendas interrompidas assim que terminarem os estoques.

A partir disso, os veículos comercializados no mercado brasileiro passarão a ser importados, principalmente das unidades de Argentina e Uruguai, além de outras regiões fora da América do Sul. Entre os próximos modelos já confirmados pela Ford, estão os novos Transit, Ranger, Bronco e Mustang Mach1.

Mais de um século no Brasil

“A Ford está presente há mais de um século na América do Sul e no Brasil e sabemos que essas são ações muito difíceis, mas necessárias, para a criação de um negócio saudável e sustentável”, disse Jim Farley, presidente e CEO da Ford.

“Estamos mudando para um modelo de negócios ágil e enxuto ao encerrar a produção no Brasil, atendendo nossos consumidores com alguns dos produtos mais empolgantes do nosso portfólio global", completou.

No ano passado, a Ford vendeu 119.454 automóveis, segundo dados da Anfavea. O resultado representou uma queda de 39,2% na comparação com 2019. A queda observada foi maior do que a registrada pelo segmento de automóveis. Em 2020, o tombo foi de 28,6%, para 1.615.942.

Por G1 CE

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.