News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Com 62 anos de história, restaurante frequentado por Luiz Gonzaga encerra atividades no Crato

Com 62 anos de história, restaurante frequentado por Luiz Gonzaga encerra atividades no Crato

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Donos precisaram fechar as portas devido os impactos econômicos causados pela pandemia da Covid-19

Hoje com paredes cinza azuladas e piso branco puxado para o marfim, o Restaurante Guanabara já foi palco de histórias compartilhadas com ilustres figuras como Altemar Dutra, Luiz Gonzaga, Fagner e Gonzaguinha. Ao longo de seus 62 anos de funcionamento, o estabelecimento no centro do Crato era conhecido por ser um local literalmente sem portas e aberto 24h. Devido à pandemia, no entanto, familiares precisaram fechar o local. 

A dificuldade de custear as despesas do local e o pagamento dos funcionários permaneceu mesmo quando optaram por iniciar com o serviço delivery. Na metade agosto, após quase cinco meses de suspensão das atividades presenciais, constataram que não teriam como manter o funcionamento. O dinheiro não cobria nem um terço das despesas.

“Nos sentimos impotentes”, declara a Renata Maia Feitosa Cardoso, 37, neta do fundador do restaurante, o “Seu Neném”, como era conhecido Francisco Alves Feitosa, hoje com 89 anos e diagnosticado com Alzheimer.“Às vezes a gente calava ao invés de expor o assunto, como se a esperança estivesse falando mais alto”, afirma.

Em nota oficial aos amigos e clientes, divulgada neste sábado (12), os donos compartilharam a tristeza de encerrar um ciclo de histórias.

“A despedida não é fácil, dizer adeus para algo que faz parte de nossa história também não, mas a sensação de dever cumprido e de muita gratidão permanece viva no coração de cada um de nós que fazemos o Restaurante Guanabara”.

Memória 

Com histórias de vida que muitas vezes se entrelaçam com a do restaurante, Renata optou por comunicar a decisão “difícil e dolorosa” inicialmente aos funcionários, uma vez que muitos trabalhavam no local há mais de 30 anos. “Se não tivesse tido essa pandemia, ainda estaríamos funcionando. Nós fomos obrigados a fechar, não teve como sustentar essa situação”, pontua.

Em meio à tristeza de fim do ciclo, Renata deseja que as histórias compartilhadas no local sigam vivas para todos os amigos e clientes que frequentaram o restaurante.

“Tenho uma filha de 23 que cresceu lá dentro. Eu deixava minha filha no restaurante para continuar meus estudos”, compartilha. 

Parceria

Legenda: A parceria entre Francisco Alves Feitosa, 89, conhecido como "Seu Neném", e a esposa Maria Alvanita Maia Feitosa, 90, foi essencial para os anos de funcionamento do local - Foto: Arquivo pessoal

A história do restaurante foi protagonizada não só por Seu Neném, como também por sua esposa, Maria Alvanita Maia Feitosa, 90 anos, que trabalhou bastante nos “bastidores”. Hoje, é ela quem relembra as histórias que o marido já não é mais capaz de guardar, compartilhando com as novas gerações as experiências não escritas no papel. 

Se o avô tivesse lúcido e com condições financeiras, Renata acredita que ele não deixaria aquela história acabar. Para além de um mero local de trabalho, o restaurante era uma paixão que movia Seu Neném, amigos e funcionários. O avô buscava sempre garantir um atendimento acolhedor e de qualidade.

“Se eu tivesse o dinheiro para permanecer aberto, eu também nunca deixaria isso se acabar. O que nos deixa mais triste é o fim da história e o fim do ciclo”, finaliza. 

Fonte: Diário do Nordeste

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.