News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Juazeiro do Norte desenvolve aplicativo para mapear casos suspeitos da Covid-19

Juazeiro do Norte desenvolve aplicativo para mapear casos suspeitos da Covid-19

O aplicativo também possibilita o contato direto com a Secretaria de Saúde através de aplicativo de mensagem ou telefone. - Foto: Divulgação
O ‘App Minha Saúde’ pode ser baixado de forma gratuita nas lojas de aplicativos para os sistemas Android e IOS.

A população de Juazeiro do Norte, no Cariri cearense, passou a contar com um aplicativo gratuito que auxilia na autoavaliação para identificar casos suspeitos de Covid-19.  O ‘App Minha Saúde’, lançado nesta semana, servirá ainda para amparar a Secretaria Municipal a mapear os locais de maior atenção. O objetivo é focar em ações estratégicas para combate ao novo coronavírus. 

Segundo a Plaraforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde (Sesa) do Ceará, Juazeiro do Norte já soma 337 casos confirmados da doença e 15 óbitos. O Município já registrou 139 pessoas recuperadas da Covid-19. É também a cidade do Crajubar - Crato (65), Juazeiro do Norte (337) e Barbalha (71), com mais casos da doença. 

No primeiro acesso, o usuário preenche um cadastro e o formulário de autoavaliação coronavírus, indicando se possui sintomas como febre, tosse, perda do paladar, olhos vermelhos ou dor de cabeça. A pessoa informa, neste momento, se é portadora de comorbidades como diabetes, pressão alta ou falta de ar persistente. O preenchimento inclui, também, telefone para contato e localização.

“Sua participação é importante para sabermos se você está no grupo de risco e montarmos políticas de prevenção e combate ao Covid-19”, diz a mensagem no primeiro acesso à plataforma. Nesta quarta-feira (3), o aplicativo contava com mais de 100 usuários e uma avaliação de 4.9 (de 5).

Triagem

A partir da triagem, é gerado um resultado com apontamento de grupo de risco ou se há sinais de alarme, além de mostrar onde o usuário pode procurar atendimento. O aplicativo ainda possibilita o contato direto com a Secretaria de Saúde através de aplicativo de mensagem ou telefone e que o usuário integre dados como tipo sanguíneo, histórico de pressão, de temperatura, cartão do Sistema Único de Saúde e carteirinha de vacina. 
 
O aplicativo foi desenvolvido pela startup Lemobs, por meio de edital da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedeci). "Temos trabalhado de forma integrada com todas as pastas para minimizarmos os impactos do coronavírus à população. Nesse sentido, sabemos que a tecnologia é uma ferramenta bastante útil e a ajuda da iniciativa privada é fundamental", afirmou, no lançamento, o Secretário da Sedeci, Michel Araújo.

O ‘App Minha Saúde’ pode ser baixado de forma gratuita nas lojas de aplicativo para os sistemas Android e IOS.

Fonte: Diário do Nordeste

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.