News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Pesquisa do Ibope sobre Covid-19 é barrada por municípios que afirmam não terem sido informados; Iguatu é um deles

Pesquisa do Ibope sobre Covid-19 é barrada por municípios que afirmam não terem sido informados; Iguatu é um deles

Grupo detido ao realizar testes sobre Covid em Iguatu diz fazer pesquisa para IBOPE - foto: reprodução/redes sociais.
Nesta última quinta-feira (14), o Portal Badalo veiculou sobre um grupo de pessoas que estaria passando de porta em porta em bairros da cidade de Iguatu fazendo supostos testes para a Covid-19. O grupo foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil da cidade para prestar explicações.

Já neste domingo (17), uma reportagem veicula pelo Fantástico, da Rede Globo, afirmava que vários municípios brasileiros também tomaram as mesmas medidas da cidade, impedindo a realização das pesquisas, que são guiadas pelo IBGE. A reportagem ainda afirma que o Ministério da Saúde informou aos estados, que deveriam repassar sobre a realização da pesquisa aos municípios.

Segundo a assessoria de comunicação de Iguatu, na abordagem da equipe foi solicitada à coordenadora do grupo que informasse sobre a capacitação dos profissionais que estavam em atuação, assim como a comprovação de ligação com a pesquisa e procedência dos materiais utilizados, mas que houve resistência por parte dela.

Ainda segundo informações municipais da apreensão, o material estava armazenado de forma inadequada, inclusive sem obedecer à temperatura adequada de conservação, e equipamentos de proteção individual (EPIs) usados foram encontrados junto de material ainda não utilizado. A assessoria informou também que o material biológico colhido estava no mesmo quarto em que o grupo dormia, em uma pousada da cidade.

Ao serem interceptados pela polícia,e não apresentarem identificação funcional, os materiais utilizados foram apreendidos e o grupo conduzidos à Delegacia.

Segundo informações divulgadas pela Polícia Civil de Iguatu, as pessoas afirmaram que eram oriundas de Fortaleza e trabalhavam para uma empresa chamada Pesquisas Nordeste LTDA, terceirizada pra Empresa IBOPE, com parceria com o Ministério da Saúde para realizar pesquisas e exames em várias cidades do país, assim como a reportagem do Fantástico apontou.

Ainda segundo informações da Polícia Civil, todos os dezesseis indivíduos foram autuados pelas infrações penais de exercício ilegal da profissão e por estarem expondo em risco a vida da população. O município reafirmou que não foi comunicado oficialmente sobre tais exames. 

Ao fim da diligência, o grupo foi conduzidos de volta aos seus local de origem e todo o material seguiu apreendido pela Vigilância Sanitária, que fará o descarte.

Apesar de o grupo não comprovar a identificação, a pesquisa existe e consta no site oficial do IBOPE, sendo o estudo coordenado pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel, com financiamento do Ministério da Saúde. A condução à Delegacia se deu, segundo o município, pela falta de comprovação de ligação do grupo com tal pesquisa, assim como a não comprovação de capacitação técnica na área da saúde.

Reportagem de Lícia Maia/Portal Badalo

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.