News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

'Ainda bem' que 'monstro' do coronavírus veio para demonstrar necessidade do Estado, diz Lula

'Ainda bem' que 'monstro' do coronavírus veio para demonstrar necessidade do Estado, diz Lula

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Para ex-presidente, 'determinadas crises' só são resolvidas pelo Estado. 'Ainda bem que a natureza, contra a vontade da humanidade, criou esse monstro chamado coronavírus. Porque esse monstro está permitindo que os cegos comecem a enxergar que apenas o Estado é capaz de dar solução a determinadas crises.'

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (19) que "ainda bem" que o "monstro" do coronavírus surgiu, demonstrando a necessidade da presença do Estado.

Lula deu declaração ao conceder uma entrevista por videoconferência ao jornalista Mino Carta, da revista "Carta Capital".

Durante a entrevista, Lula disse que o preconceito está "na medula da elite brasileira", que, "grosseira e raivosa", é, segundo ele, contrária aos direitos para empregadas domésticas, jardineiros e pobres.

"O que eu vejo? Quando eu vejo os discursos dessas pessoas, quando eu vejo essas pessoas acharem bonito que 'tem que vender tudo o que é público', que 'o público não presta nada', ainda bem que a natureza, contra a vontade da humanidade, criou esse monstro chamado coronavírus. Porque esse monstro está permitindo que os cegos comecem a enxergar que apenas o Estado é capaz de dar solução a determinadas crises. Essa crise do coronavírus, somente o Estado pode resolver isso, como foi a crise de 2008."

Lula mencionou, na sequência, o ex-presidente dos Estados Unidos Franklin Roosevelt, que comandou o país de 1933 a 1945. À época, houve a Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945).

"Você acha que ele [Roosevelt] estava preocupado com orçamento da União? Com déficit fiscal? Se o Tesouro ia falir ou não? Ele tinha que construir armas para vencer a guerra", disse Lula ao se dirigir ao jornalista que o entrevistava.

Conforme o ex-presidente, o momento é de "guerra contra o coronavírus", e o governo do presidente Jair Bolsonaro "sequer" cumpriu a tarefa de entregar o auxílio emergencial de R$ 600 para todas as pessoas.

Coronavírus no Brasil
Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registrou até a tarde desta terça-feira 17.971 mortes por coronavírus, além de 271.628 casos confirmados.

Nesta terça, o Brasil chegou à marca de 1,1 mil mortes nas últimas 24 horas. Esta foi a primeira vez que o país somou mais de mil mortes no balanço diário.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o isolamento social como uma das medidas para evitar a disseminação ainda maior do vírus.

O presidente Jair Bolsonaro, no entanto, tem defendido a reabertura do comércio. No último dia 7, chegou a fazer um apelo ao Supremo Tribunal Federal para que as medidas restritivas fossem revistas.

Pela decisão do STF, governadores e prefeitos têm autonomia para definir as medidas de isolamento locais.

Por G1 — Brasília

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.