News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Pesquisadores da URCA identificam inseto que assustava moradores no bairro São José em Juazeiro do Norte

Foto: Reprodução/Urca
Pesquisadores da Universidade Regional do Cariri (URCA), através do Laboratório de Entomologia e Acarologia, coordenado pela professora Imeuda Peixoto, identificaram o tipo de inseto, similar ao barbeiro, que estava assustando moradores do bairro São José, em Juazeiro do Norte. Para alívio daquela comunidade, trata-se do percevejo do gênero Spartocera, que não representa perigo.

Preocupados com o aparecimento de insetos similares ao barbeiro, que transmite a Doença de Chagas, os moradores solicitaram ajuda profissional para explicar a infestação no bairro.

A coleta de amostras para o estudo e a identificação foi realizada pelo biólogo Léo Azevedo, mestrando da URCA e integrante do grupo pesquisa em Parasitologia de Animais Silvestres da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, juntamente com o discente em Ciências Biológicas, Issac Feitosa.

Em comunicado técnico, o laboratório ressalta que esses insetos são inofensivos, além de possuírem um aparelho de alimentação curto. Por conta disso, são confundidos com insetos que se alimentam de sangue. “Contudo, alimentam-se de plantas, principalmente do tomateiro, da pimenta, e do pimentão”, afirma o pesquisador Léo Azevedo.

O comunicado técnico ainda informa que os estudos de campo se fazem necessários para identificar a causa da invasão desses animais às residências. Há possibilidades de as luzes residenciais estarem atraindo os insetos.