News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Deputado diz que foi ‘antecipada’ informação do IACC sobre fechamento da oncopediatria no Hospital São Vicente

Deputado diz que foi ‘antecipada’ informação do IACC sobre fechamento da oncopediatria no Hospital São Vicente

Deputados estaduais e federais da região reuniram recursos para manter a ala de oncologia pediátrica, referência no interior.
O Deputado Estadual Fernando Santana (PT) classificou como “adiantada” a informação divulgada em nota pelo Instituto de Apoio à Criança com Câncer (IACC) de que a ala de oncologia pediátrica do Hospital São Vicente de Paula fecharia.

Em transmissão nas redes sociais na manhã desta quinta-feira (30), no local com construção de onde funcionaria a ala de oncopediátria do hospital, o deputado explicou, junto de membros da coordenação do Hospital, que 450 mil reais em emendas parlamentares já foram concedidas ao local após a notícia. Foram 200 mil vindos de emenda do Deputado Federal Guimarães, 100 mil do próprio Fernando Santana, 50 mil do também Deputado Estadual Davi Macedo, 50 mil de Marcos Sobreira e 50 mil de Guilherme Landim. O deputado caririense ainda afirma que entrará em contato com outros colegas para mais emendas.

Em entrevista, Amilcar de Sá Barreto, assessor jurídico do Hospital, explica que a ala não tem credenciamento junto ao Ministério da Saúde (MS), pois não atende às exigências da portaria reguladora quanto à estrutura física.

Em 2017, o Hospital já havia feito opção por encerrar o serviço e transferir as crianças à Fortaleza, mas retornou o serviço em 2019 devido alta procura. Porém, sem conseguir o credenciamento do MS, não era possível manter a ala, segundo Amilcar. “O hospital estava bancando [as despesas com a ala] sem receber nada do poder municipal, estadual ou federal”. Sem poder manter o serviço pela crise agravada pelo coronavírus, o local resolveu desativar a oncopediatria e remanejar os pacientes à Fortaleza no mês de maio.

A construção da estrutura física foi iniciada, mas não concluída, como mostrou Fernando Santana na live. “Se o SUS não poder custear, o hospital sozinho não tem condição para isso” reforça o Deputado. Os recursos das emendas parlamentares são para a finalização da construção da estrutura e para equipar a ala, assim como ajudar na manutenção do local até conseguir verba federal.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Fernando Santana (@fernandomtsantana) em

Com informações do Portal Badalo

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.