News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Ceará registra mais de 162 mil raios em quatro meses; quase o dobro de todo o ano passado

Ceará registra mais de 162 mil raios em quatro meses; quase o dobro de todo o ano passado

Santa Quitéria, Granja e Sobral são as cidades onde mais caem raios. Raio quebra telhas e faz buraco em parede de cozinha em residência de Cascavel. — Foto: Arquivo Pessoal
Em quatro meses, o Ceará já teve quase o dobro do número de raios registrados em todo o ano passado. Até esta quinta-feira (23), a Enel Distribuição Ceará, por meio do Sistema de Monitoramento e Alerta, já contabilizou 162.497 descargas atmosféricas no estado. No ano passado foram computados 74.304 raios.

Santa Quitéria é o município com o maior número de descargas registradas, assim como ocorreu em 2019. Até abril deste ano, a cidade do interior do Ceará foi atingida por 8.034 raios, contra 3.735 descargas contabilizadas em todo o ano passado. O município é seguido por Granja (6.204), Sobral (4.849), Crateús (3.598) e Tauá (3.223), de acordo com a Enel.

Na madrugada desta quinta, um raio atingiu uma residência na localidade de Guanacés, em Cascavel, na Grande Fortaleza, e um morador ficou ferido.

Dias com mais raios
O dia 13 de fevereiro registrou o maior número de descargas atmosféricas em 2020. Ao todo, 8.158 raios atingiram todo o Ceará somente neste dia. A data é seguida por 8 de janeiro, com 6.713 raios, e, em terceiro lugar, 9 de janeiro, com 6.108.

Apesar disso, o mês de março teve a maior incidência de raios desse ano no estado, com 53.009 raios. Logo em seguida vem fevereiro, com 47.088, e janeiro, com 42.812.

Cuidados durante tempestades em casa:
  • Evitar o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada;
  • Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
  • Evitar consertos de instalações elétricas;
  • Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.
Cuidados fora de casa durante tempestade:
  • Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
  • Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.

Fonte: G1 CE

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.