News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Juazeiro do Norte recebe viatura da Patrulha Maria da Penha para atender vítimas de violência

Juazeiro do Norte recebe viatura da Patrulha Maria da Penha para atender vítimas de violência

O veículo auxiliará no acompanhamento de mulheres vítimas de violência doméstica. Foto: Carlos Lourenço
O carro servirá para conduzir agressores flagrados descumprindo as medidas protetivas à Delegacia de Defesa da Mulher

Pioneiro no estado do Ceará, o projeto Patrulha Maria da Penha, em Juazeiro do Norte, recebeu, na tarde de ontem (21), uma viatura exclusiva para sua atuação. O veículo auxiliará os guardas civis municipais no acompanhamento de mulheres vítimas de violência doméstica com medidas protetivas. Adesivado e adaptado, o carro poderá conduzir os agressores à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM).  

Implementado em setembro do ano passado, a Patrulha Maria da Penha já prendeu seis agressores em flagrante, descumprindo medidas protetivas. O projeto já auxilia 120 mulheres que recebem visitas rotineiras dos agentes de segurança. O atendimento é humanizado e especializado. 

Com um termo de cooperação firmado entre o Juizado da Violência Doméstica e Familiar e a Segurança Pública e Cidadania de Juazeiro do Norte (SESP), as medidas protetivas são concedidas pelo poder judiciário via e-mail. O trabalho dos patrulheiros acontece 24h por dia, incluindo finais de semana e feriados. No total, são 16 agentes divididos em quatro equipes. 

Para a titular da SESP, Inoveide Tenório, estas visitas inibem a aproximação do agressor. “Além disso, as mulheres, seus filhos, pais idosos, são encaminhados a psicólogos e outros tipos de profissionais, mediante cada realidade. Sabemos que a família, como um todo, precisa ser assistida”, acredita. 

O trabalho acontece em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, Centro de Referência da Mulher (CRM), Delegacia de Defesa da Mulher, Defensoria Pública e Juizado da Mulher. Em caso de ameaça, a vítima pode realizar a denúncia por telefone, ligando no número 153; ou pelo aplicativo ‘Shout’. O anonimato é preservado. 

Reforço

Em agosto do ano passado, o Governo do Estado anunciou a criação da Casa da Mulher Cearense, em Juazeiro do Norte. O projeto segue o mesmo modelo da Casa da Mulher Brasileira, que atua em Fortaleza no atendimento humanizado e especializado para mulheres em situação de violência. A expectativa é que o equipamento seja entregue até o final deste ano.

A Casa da Mulher Cearense vai dispor de estrutura para atuação de Delegacia da Mulher, Defensoria Pública, Ministério Público e Juizado Especial, no mesmo ambiente destinado a acolher e a orientar as mulheres vítimas de violência doméstica. Cada casa contará com um núcleo de estimulação econômica com capacitação e crédito para aquelas que desejam abrir o próprio negócio. *Por Antonio Rodrigues/Diário do Nordeste

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.