News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Concurso PMCE: mais de 800 processos tramitam na Justiça por irregularidades

Concurso PMCE: mais de 800 processos tramitam na Justiça por irregularidades

Foto: Reprodução

Os candidatos que foram eliminados do concurso da PMCE 2021 continuam demonstrando insatisfação com as inúmeras irregularidades no certame. De acordo com o representante do grupo, atualmente já são mais de 800 processos tramitando na Justiça requerendo uma solução para os casos.

Entre os pontos levantados estão candidatos pretos e pardos que foram desclassificados na fase de heteroidentificação; infectados com Covid-19 que foram eliminados sem levar em conta a debilitação da doença e a recomendação do isolamento; fases pendentes e ausência de cronograma, apesar de ordem do Judiciário; e candidatos com nota da ampla concorrência ocupando as cotas.

Outro problema identificado foi a troca de nomes na lista final. Uma candidata revela que foi aprovada em todas as etapas do concurso, mas teve seu nome trocado por de outra pessoa, o que a impediu de prosseguir no certame. Ela informa que teve duas liminares favoráveis expedidas, mas nenhuma foi cumprida.

Segundo a defesa dos candidatos, uma negociação com o Estado está em andamento, mas não há previsão de resolução. “Eles propuseram que fosse feita uma nova heteroidentificação e que eles possam afirmar o que motivou a eliminação”, explica a advogada Leiriana Alencar. Vale ressaltar que esse foi o primeiro concurso da Polícia Militar do Ceará que contou com cotas raciais.

Defensora da causa, a deputada federal Gorete Pereira (PL) afirma que uma comissão será criada junto à Procuradoria Geral do Estado para averiguar os casos. “É preciso impedir que saia um edital dizendo que vai ter outro concurso. Um concurso desse vale milhões. A governadora Izolda tem que fazer que nem o Camilo fez e chamar todos os remanescentes porque esses meninos estão preparados”, declara.

A Secretaria de Segurança Pública (SSPDS) e a organizadora do concurso, a Fundação Getúlio Vargas (FGV), foram procuradas, mas não obtivemos retorno até o fechamento desta matéria.

Por Janaína Sousa/ANC

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.