News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Ceará vai retomar cadeira produtiva do caju com projeto-piloto em cinco municípios

Ceará vai retomar cadeira produtiva do caju com projeto-piloto em cinco municípios

Cultura do caju. Foto: Divulgação/Faec

Quem irá encabeçar a retomada é a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado.

A cadeia produtiva do caju no Ceará sofreu de 2008 a 2020 uma redução de 30,2% do total de sua área plantada. Com a diminuição da produção de castanha, que chegou a 29,6%, o Estado reduziu pela metade suas exportações do alimento.

Para voltar ao protagonismo no País, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) quer retomar a cadeia produtivo do caju.

De acordo com a entidade, uma das mais importantes do agronegócio cearense vem perdendo espaço devido à falta de investimentos.

O primeiro passo é buscar tecnologia e inteligência. A federação terá como seu principal parceiro a Embrapa Agroindústria Tropical, responsável pelo desenvolvimento do cajueiro anão precoce, espécie que oferece maior produtividade por hectare. Inicialmente, a Faec pretende eleger cinco municípios para implantar projetos-piloto voltados para o desenvolvimento de novas variedades de cajueiro anão precoce.

“Nossa ideia é desenvolver, em parceria com a Embrapa, novas variedades de cajueiro anão precoce e assim reerguermos a cajucultura no Ceará”, diz Silveira. Apesar da alta produtividade, em 2020, o cajueiro anão precoce, de maior produtividade, representava apenas 34% da área plantada total de cajueiro no Ceará, enquanto na área restante ainda é cultivado o cajueiro de copa larga, de baixa produtividade.

O plano da Faec inclui ainda a criação de um grupo de trabalho formado por técnicos do setor, produtores rurais, industriais e instituições que atuam no setor. “Queremos melhorar a governança do setor. Hoje, a prioridade é aumentar a produtividade por hectare, com viabilidade econômica para os produtores”, diz Silveira.

Átila Varela/Focus

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.