News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Próxima atualização do iPhone terá uma grande novidade para o iMessage.

Próxima atualização do iPhone terá uma grande novidade para o iMessage.

© Shutterstock

A Apple liberou ontem as quartas betas para as futuras versões dos seus sistemas operacionais. Como sempre fazemos aqui no MacMagazine, vamos apresentar algumas novidades dos SOs — que são cada vez mais tímidas, é claro, à medida que o lançamento público se aproxima.

Desta vez, vamos falar sobre boas novidades referentes às Live Activities, à tela bloqueada, ao aplicativo Mensagens, novos wallpapers e outras mudanças menores no iOS 16 e no macOS Ventura 13.

Live Activities

Vamos começar falando do excelente recurso Live Activities, o qual exibirá notificações persistentes que mostram o status de determinada atividade em tempo real diretamente na tela bloqueada do iOS — seja o placar de uma partida de futebol ou o trajeto de um carro de aplicativo, por exemplo.

© Shutterstock

Antes tendo sido apenas demonstrado pela Maçã na WWDC, o recurso agora já está disponível para ser implementado em aplicativos para desenvolvedores, que o devem fazer através da API ActivityKit.

Com a versão beta, os desenvolvedores poderão iniciar, atualizar e até mesmo encerrar uma “atividade ao vivo” em seus apps. A Apple, no entanto, deixou claro que o recurso não será lançado com a primeira versão pública do iOS 16 — ou seja, ficará para o 16.1 ou quem sabe 16.2.

Uma Live Activity poderá ficar ativa por até oito horas, podendo ser exibida por até quatro horas adicionais na tela bloqueada antes de ser removida. Elas também não poderão acessar a rede ou a localização do usuário, com os dados sendo obtidos diretamente pela estrutura ActivityKit nos aplicativos ou por notificações push remotas.

Edição e cancelamento de mensagens

Outra possibilidade que o iOS 16 trará, como também já anunciamos, será a de editar e cancelar o envio de mensagens pelo iMessage — o que, obviamente, terá algumas restrições. Na beta 4, elas ficaram ainda maiores.

Agora, além de ser possível editar determinada mensagem por até cinco vezes, tanto o remetente quanto o destinatário terão acesso ao histórico de edição — algo que já acontece com o recurso semelhante existente há anos nas publicações do Facebook.

Histórico de edição no app Mensagens

© Shutterstock

Há também uma mudança referente ao tempo limite para o cancelamento do envio de determinada mensagem. Antes de 15 minutos, ele agora passa a ser de apenas 2. Os usuários ainda terão 15 minutos para realizar edições, no entanto.

Tela bloqueada

Falemos agora sobre a tela bloqueada, a qual recebeu uma enorme atenção por parte da Apple no iOS 16. Logo na primeira beta, algumas coisas importantes já mudaram, como o player que é exibido durante a reprodução de algum áudio/vídeo.

Além da já retirada da “bolinha” que indicava o estágio da reprodução, agora a barra de volume ganhou uma alteração importante, aumentando sua espessura à medida que o nível de volume é alterado pelo usuário.

Além disso, houve uma mudança importante no que se refere às fontes e aos gráficos, que agora estão mais “ousados”. Ainda na tela bloqueada, também há um botão para “Adicionar Widget” que torna mais fácil saber onde eles são suportados.

Novos wallpapers

A cada nova atualização, a Apple também vem lançando novos wallpapers, muitos deles bastante específicos. Com a quarta beta, não foi diferente.

Dessa vez, a empresa lançou 21 novos papéis de parede especialmente para o aplicativo Casa (Home). A maioria deles mostra imagens abstratas com cores em gradiente, mas três são imagens fotográficas reais desfocadas.

Quem também ganhou wallpapers foi o CarPlay, que na beta 4 tem três novas opções de personalização — ou seis, se contarmos as versões claras e escuras de cada uma das imagens.

Embora os wallpapers supracitados não sejam disponibilizados pela Apple para uso na tela inicial, o 9to5Mac conseguiu os arquivos originais tanto dos papéis de parede do app Casa, quanto do CarPlay — o que permitirá que eles possam ser utilizados por você em qualquer lugar.

Outras novidades menores

  • O aplicativo Ajustes para iOS/iPadOS agora mostra graficamente a diferença entre os modos de exibição de notificações (pilha, contagem e lista).
  • No macOS Ventura, há um novo botão para ativar a Desk View do Câmera de Continuidade, bem como um popup explicando o que é o recurso e um tutorial sobre como posicionar corretamente o iPhone para usá-lo.
  • No iOS 16, há ainda uma visualização atualizada de detalhes de armazenamento dos dados presentes no aplicativo Saúde (Health).
  • No macOS Ventura, como confirmou o 9to5Mac, a Apple também removerá os artigos de ajuda para configurar um modem dial-up no computador. Embora esses modems integrados dos Macs tenham sido descontinuados há anos, usuários ainda podiam configurar um modem USB.
  • Por fim, os usuários também serão apresentados a uma nova interface na hora de ajustar o design da tela de Início no iOS 16.

Ansioso para ver as novidade entrando em cena nas futuras versões estáveis? Sim, nós também estamos! 😉

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.