News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Ministério Público apura acidente com ônibus escolar que matou três atletas amadores em Caririaçu

Ministério Público apura acidente com ônibus escolar que matou três atletas amadores em Caririaçu

O sobrevivente Jaderson (à esquerda) e o amigo que acabou morrendo, Cristino Lins. — Foto: Arquivo pessoal

Ônibus escolar que caiu em ribanceira deixou 3 mortos e vários feridos em Caririaçu, no Ceará

O Ministério Público do Ceará instaurou um procedimento administrativo extrajudicial para apurar as causas do acidente com um ônibus que transportava atletas amadores de Aurora. O acidente aconteceu em Caririaçu e deixou três homens mortos e 13 pessoas feridas no sábado (23). De acordo com o MP, a Promotoria de Justiça de Aurora é responsável pelo procedimento e também apura a possível ocorrência de improbidade administrativa.

Dos 13 sobreviventes, três seguem internados no Hospital Regional do Cariri e um internado em estado grave no Hospital Santo Antônio, em Barbalha.

O g1 procurou a Prefeitura de Aurora para saber se eles vão se manifestar sobre o assunto, mas até o momento, não obtivemos resposta.

Relato de sobreviventes

Jaderson Ruan Barbosa, 20 anos, estava sentado ao lado de uma das vítimas, o amigo Cícero Cristino Batista Lins, de 22 anos. "A gente estava sentado um ao lado do outro e quando o ônibus começou a virar, ele me abraçou", disse.

Jarderson e Cristino jogavam juntos e eram amigos há mais de 11 anos — Foto: Arquivo pessoal

Ainda segundo Jaderson Ruan, o amigo tinha planos de passar em um concurso público ou abrir o próprio negócio. Para além do sentimento de tristeza pela perda, Jaderson diz que fica a gratidão por tudo que viveu todos esses anos com o seu amigo.

"Cara, eu amo tudo dele. Ela era um irmão, um companheiro", desabafou.

Do acidente, Jaderson revelou que machucou a boca e sofreu uma pancada na cabeça, mas diz que os exames não constataram gravidade e ele se recupera em casa.

Além de Cristino, faleceram José Valdemir Dias Brasileiro, 43 anos, e Juscélio Justino de Oliveira, 38 anos.

Pedido antes de sair

Outra vítima do acidente com o ônibus, José Waldemir Dias Brasileiro, pediu a uma prima, no momento em que saía de casa, para que ela cuidasse da mãe dele.

"Ele estava em casa na cozinha mais eu fazendo o almoço, quando um rapaz ligou para ele chamando ele [para o jogo]... fui deixar ele no portão, ele olhou para mim e pediu que eu tomasse conta da mãe dele antes de ir pro jogo, abraçou a mãe dele e saiu. Voltou assim, dentro de um caixão. Foi muito triste [sic]", relatou, chorando, a autônoma Josefa Maria.

O acidente

https://f5cariri.tumblr.com/post/690591120786407424/recebemos-informa%C3%A7%C3%B5es-sobre-um-acidente-envolvendo
https://f5cariri.tumblr.com/post/690612758720512000/imagens-a%C3%A9reas-do-local-do-acidente-com-o-%C3%B4nibus

Conforme o coronel Agnaldo Viana, do Corpo de Bombeiros de Juazeiro do Norte, que participou do salvamento das vítimas, o ônibus vinha da cidade de Aurora em direção ao município de Santana do Cariri, onde os atletas participariam de uma partida, quando o motorista perdeu o controle do veículo e desceu a ribanceira de cerca de 60 metros.

Imagens aéreas feitas por uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) mostram a distância entre a rodovia e o local onde o ônibus parou.

De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), quatro ambulâncias foram enviadas ao local, sendo três de Unidade de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA). O aeromédico da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) também foi acionado para o atendimento às vítimas.

Dos 13 feridos, oito foram socorridos pelo Samu 192 Ceará, um pela aeronave da Ciopaer e quatro por ambulâncias municipais. Ainda conforme o Samu Ceará, todas as vítimas estavam conscientes, mas com "lesões de potencial gravidade".

Dos socorridos, 12 foram levadas para o Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte. Além disso, a aeronave do Ciopaer transportou um dos feridos para o Hospital Santo Antônio, em Barbalha.

Por g1 CE

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.