News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Juazeiro do Norte é a única cidade do sul do Ceará apta à modalidade de voto em trânsito

Juazeiro do Norte é a única cidade do sul do Ceará apta à modalidade de voto em trânsito

Urna eletrônica. Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) - Um novo modelo de urna eletrônica vai ser usado durante as eleições de 2022  - Foto: Abdias Pinheiro/TSE

Os eleitores que estarão fora de seu domicilio eleitoral podem solicitar o voto em trânsito. Prazo para solicitação se iniciou nesta segunda-feira, 18.

Juazeiro do Norte é o único município do sul do Ceará a ter o voto em trânsito nas eleições. Isso significa que aqueles eleitores que não vão estar no seu domicílio eleitoral no dia da eleição podem indicar outro município para votar, esse outro município devendo ser uma capital ou município com mais de 100 mil eleitores. O prazo para solicitar o voto em trânsito se iniciou nesta segunda-feira, 18.

Segundo Patrícia Vieira, chefe do cartório eleitoral de Juazeiro do Norte, qualquer eleitor pode indicar um município, desde que tenha mais de cem mil eleitores, para efetuar o voto em trânsito. “Basta comparecer em qualquer cartório eleitoral em todo o território nacional e ali indicar em que município ele quer votar”.

Após o pedido para efetuar o voto em trânsito, o título de eleitor é temporariamente transferido, no dia da eleição, para realização do direito do voto.

"Se o eleitor é de outro estado, ao fazer o voto em trânsito, ele vota apenas para presidente. Mas se o eleitor está trocando esse domicílio pelo voto em trânsito dentro do próprio estado, ele volta para todos os cargos”, explica Patrícia.

Atualmente, o Ceará tem cinco cidades que estão aptas à modalidade de voto em trânsito: Juazeiro do Norte, Caucaia, Fortaleza, Maracanaú e Sobral. De acordo com os dados do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), o município de Juazeiro tem cerca de 183 mil eleitores.

O primeiro turno das eleições está marcado para o dia 2 de outubro, e um eventual segundo turno para o dia 30 do mesmo mês. O voto em trânsito pode ocorrer em ambos os turnos.

Autor Mariana Lopes/O Povo Online

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.