News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Uso de máscaras volta a ser obrigatório no transporte público e equipamentos de saúde de Juazeiro

Uso de máscaras volta a ser obrigatório no transporte público e equipamentos de saúde de Juazeiro

Máscaras em sala de aula voltam a ser obrigatórias em Barbalha, no Ceará. — Foto: Gabriel de Paiva/Agência O Globo

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, somente este mês, 513 casos de Covid-19 já foram confirmados na cidade.

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, a 491 km de Fortaleza, informou que volta a ser obrigatório o uso de máscaras em estabelecimentos de saúde e transporte público. Também fica recomendado o equipamento de proteção nas escolas, pontos comerciais, indústrias e para todas as pessoas que atuem no atendimento ao público.

Ainda de acordo com a prefeitura de Juazeiro do Norte, também é recomendado o uso do item de proteção em locais abertos com aglomeração ou com maior proximidade de pessoas.

A cidade de Barbalha, também na Região do Cariri, retomou a obrigatoriedade do uso de máscaras nas escolas e equipamentos públicos. Conforme a Secretaria da Saúde do município, a medida foi tomada pelo Comitê Técnico-Científico de Combate à Covid-19 para conter o aumento de casos positivos observado em todo o Brasil.

Passaporte sanitário em eventos e restaurantes

O decreto da prefeitura de Juazeiro do Norte cita, ainda, a recomendação do passaporte sanitário para o ingresso de pessoas em eventos, restaurantes, bares, academias e festas. O passaporte também é recomendado na realização de "check-in" em hotéis e pousadas do município, bem como para ingresso em órgãos públicos na cidade.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde a retomada das medidas preventivas é necessária por conta do aumento do número de casos da doença na cidade. Durante todo o mês de maio, 38 casos foram confirmados e, somente nos primeiros 13 dias de junho, já são 513 casos.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA Lagoa Seca) é a unidade de testagem no município, atendendo de domingo a domingo, de 7 às 19h. Neste mês, foram testadas 1.778 pessoas, alcançando 19% de confirmações.

Decreto no Ceará

O Governo do Estado do Ceará ampliou a recomendação do uso de máscara para evitar um novo aumento do número de casos da Covid-19. Conforme a governadora Izolda Cela, decreto estadual que também entrou em vigor nesta segunda-feira (13) sugere o uso de máscara nos seguintes ambientes:

  • Recomendação de uso de máscara em ambientes fechados, "especialmente ambientes escolares"
  • Recomendação de uso de máscara em locais abertos com aglomeração ou com maior proximidade de pessoas

Aumento dos casos da doença e vacinação

O secretário da Saúde, Marcos Gadelha, que esteve ao lado da governadora, afirmou que o índice de testes positivos para a Covid subiu de 3,8% para 10,7% entre 22 de maio e 5 de junho. Ou seja, atualmente, de cada 10 pessoas que fazem o teste, uma confirma ter Covid.

"Apesar do cenário de aumento da positividade de casos, isso não tem se refletido no número de casos graves nem internação. E não tem esse reflexo exatamente porque temos um ótimo índice de vacinação e temos que avançar mais ainda", disse o secretário.

"Ceará já aplicou 20.517.062 doses desde o início da campanha de vacinação. A nossa taxa de cobertura com a dose de reforço está em 65%, é bem melhor que em outros locais, mas não é ideal. Precisamos aumentar esse índice para ser uma barreira imunológica", completou Izolda Cela.

Por g1 CE

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.