News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Soldado da PMCE é primeiro colocado no Curso Intensivo de Operações e Sobrevivência em Área de Caatinga (Ciosac) da PMPE

Soldado da PMCE é primeiro colocado no Curso Intensivo de Operações e Sobrevivência em Área de Caatinga (Ciosac) da PMPE

Foto: Reprodução/PMCE

Paulo Sérgio Marinheiro Duarte, soldado da Polícia Militar do Ceará (PMCE), lotado no Batalhão Especializado em Policiamento do Interior (BEPI) do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), com muita abnegação e esforço alcançou a primeira colocação em curso referência de policiamento em zona rural. O “Guerreiro do Sertão” venceu todas as intempéries submetidas no Curso Intensivo de Operações e Sobrevivência em Área de Caatinga (Ciosac) da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e retornou com mais conhecimentos técnicos essenciais para atuação policial na zona rural. A solenidade de conclusão da 29º edição do Ciosac foi nesta quarta-feira (01) no Quartel do BEPI da PMPE, na cidade de Custódia-PE.

No dia 10 de novembro de 2021, foi lançado o processo seletivo do 29º Ciosac, curso que busca padronizar procedimentos e capacitar profissionais da segurança pública em policiamento na zona rural, especialmente no bioma da Caatinga. A capacitação, que começou no dia 11 de abril do corrente ano, iniciou com 51 alunos e apenas 32 concluíram as 8 semanas, em que os agentes de segurança foram submetidos a grande exigência física, psicológica e técnica.

Foto: Reprodução/PMCE

O curso preparou os participantes para atuação no policiamento especializado em interior, com os desafios que demandam a área e transmitindo a expertise e técnicas de sobrevivência no terreno da zona rural, como acidentes com animais, privação de água e comida, dentre outras situações

O Sd Marinheiro relata que já nos primeiros dias de curso, na “Semana de Rusticidade”, superou a exaustão física e mental, descobrindo que mesmo estando no limite, o corpo humano se adapta às situações. Também foi repassado para os alunos as habilidades técnicas por meio das diversas disciplinas ministradas ao longo do curso, como: Técnica de Patrulha Rural, Operação Ribeirinha, Transposição de Curso da Água, Tiro Tático Policial, Patrulha Urbana, Instrução de Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo (IMPO), dentre outras que capacitam o policial para atuar em diversos ambientes.

Foto: Reprodução/PMCE

Ainda, há a “Semana de Caatinga”, com provas teóricas e práticas, e submetidos a simulações de situações difíceis que possivelmente ocorrerão nas operações de policiamento. O Ciosac finalizou com uma marcha de longa distância de 30 km.

Além do soldado da PMCE, o curso formou 23 policiais militares da PMPE, oficiais da Bahia e Maranhão, praças do Espírito Santo e Piauí, um policial federal, um policial rodoviário federal e dois policiais civis de Pernambuco.

Na solenidade de conclusão do 29º Ciosac, nesta quarta-feira, o soldado Marinheiro do BEPI da PMCE foi honrado com o primeiro lugar. A PMCE parabeniza e se orgulha de ter em seus quadros homens e mulheres de extrema força, competência e conhecimentos.

Foto: Reprodução/PMCE


Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.