News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Cariri abrigou dinossauros até 50 milhões de anos mais velhos que os do 'Jurassic World'

Cariri abrigou dinossauros até 50 milhões de anos mais velhos que os do 'Jurassic World'

Legenda: Aratasaurus museunacionali: fez parte da mesma linha evolutiva do Tyrannosaurus rex, apesar de não ser da mesma família - Foto: Divulgação

Filme estreia nessa quinta-feira, 2 de junho nas salas de cinema

Apaixonados pelo mundo pré-histórico ganham hoje um motivo para ir ao cinema. Estreia o terceiro filme da franquia "Jurassic World". Mas nós que somos cearenses ficamos sempre nos perguntando: os nossos répteis gigantes são os mesmos que estão na telona?

O palentólogo Antonio Alamo Feitosa Saraiva explica que os fósseis encontrados aqui são de animais que habitaram o planeta muito antes daqueles:

"O nosso material é do Cretáceo Inferior enquanto essas representações do filme são do Cretáceo Superior. Os nossos fósseis são cerca de 40 a 50 milhões de anos mais velhos."

Ou seja, os répteis do Cariri eram menores e provavelmente ancestrais daqueles do filme.

"O Santanaraptor placidus é um raptorídeo basal enquanto o Tyrannosaurus rex é a forma mais evoluída", exemplifica o professor.

No filme, as cenas de ação costumam envolver raptores. Eram animais ágeis. O nome tem a ver com o comportamento que eles tinham. Velocidade era uma das características do Santanaraptor placidus, espécie que faz dupla homenagem: à cidade de Santana do Cariri, onde foi encontrado, e ao professor já falecido Plácido Cidade Nuvens, que foi reitor da Urca e contribuiu muito para a preservação dos fósseis.

Outra espécie do Cariri que é considerada um ancestral do famoso Rex, apesar de não ser da mesma família, é o Aratasaurus museunacionali. Ele era maior que o Santanaraptor. Enquanto o Santanaraptor pesava cerca 30kg e tinha o tamanho de um bezerro, o Aratasaurus tinha cerca de 3 metros. Era grande, porém ainda a metade do Rex, com seus 6 metros no mínimo. 

A alimentação é outra semelhança entre os nossos dinossauros e alguns do filme. Esses três eram carnívoros. Por isso, quando um é encontrado, o certo é correr o mais rápido possível.

A dica para quem for assistir ao filme é a seguinte: se tiver oportunidade, visite Santana do Cariri num fim de semana ou nas férias. A cidade tem réplica de dinossauro até em praça, e o museu de Paleontologia é um dos mais importantes do Nordeste. Nele, além de réplicas, você vai ver os fósseis: a maior prova de que essas criaturas gigantes e fascinantes realmente existiram.

Escrito por Paulo Henrique Rodrigues/Diári do Nordeste

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.