News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Barbalha, retoma obrigatoriedade do uso de máscaras nas escolas e equipamentos públicos

Barbalha, retoma obrigatoriedade do uso de máscaras nas escolas e equipamentos públicos

Máscaras em sala de aula voltam a ser obrigatórias em Barbalha, no Ceará. — Foto: Camila Lima/SVM

Conforme a Secretaria da Saúde do município, a medida foi tomada pelo Comitê Técnico-Científico de Combate à Covid-19 para conter o aumento de casos positivos observado em todo o Brasil.

A prefeitura de Barbalha, no Ceará decidiu pelo retorno da obrigatoriedade do uso de máscaras nas dependências das instituições de ensino da rede pública e privada, além dos equipamentos públicos. O novo decreto com a medida entrou em vigor nesta segunda-feira (13) e vale até a próxima sexta-feira (20).

Há ainda a recomendação para o uso de máscara em ambientes fechados e locais abertos que possibilitem aglomeração. Permanece em vigor a obrigatoriedade de máscaras em transportes coletivos e equipamentos de saúde do município.

A secretaria de Saúde do município, Sheila Martins, afirmou que medida foi tomada pelo Comitê Técnico-Científico de Combate à Covid-19 para conter o aumento de casos positivos observado em todo o Brasil.

"Esse decreto vem para proteger o cidadão de Barbalha, principalmente os estudantes, os professores, os servidores e a população em geral diante desse aumento de casos que a gente vem observando no país", disse.

O item de proteção também é aconselhado para pessoas com comorbidades, com idade a partir de 60 anos e para quem apresenta sintomas gripais.

O Governo do Estado do Ceará ampliou a recomendação do uso de máscara para evitar um novo aumento do número de casos da Covid-19. Conforme a governadora Izolda Cela, decreto estadual que também entrou em vigor nesta segunda-feira (13) sugere o uso de máscara nos seguintes ambientes:

  • Recomendação de uso de máscara em ambientes fechados, "especialmente ambientes escolares"
  • Recomendação de uso de máscara em locais abertos com aglomeração ou com maior proximidade de pessoas

Aumento dos casos da doença e vacinação

O secretário da Saúde, Marcos Gadelha, que esteve ao lado da governadora, afirmou que o índice de testes positivos para a Covid subiu de 3,8% para 10,7% entre 22 de maio e 5 de junho. Ou seja, atualmente, de cada 10 pessoas que fazem o teste, uma confirma ter Covid.

"Apesar do cenário de aumento da positividade de casos, isso não tem se refletido no número de casos graves nem internação. E não tem esse reflexo exatamente porque temos um ótimo índice de vacinação e temos que avançar mais ainda", disse o secretário.

"Ceará já aplicou 20.517.062 doses desde o início da campanha de vacinação. A nossa taxa de cobertura com a dose de reforço está em 65%, é bem melhor que em outros locais, mas não é ideal. Precisamos aumentar esse índice para ser uma barreira imunológica", completou Izolda Cela.

Por g1 CE

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.