News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Justiça barra eleição da Mesa Diretora da Câmara de Juazeiro marcada para segunda (9)

Justiça barra eleição da Mesa Diretora da Câmara de Juazeiro marcada para segunda (9)

Legenda: Vereador Willim Bazílio (PMN), na condição de presidente, não apresentou chapa para tentar permanecer no cargo, e decidiu apoiar Yanne Brenda (PL) - Foto: Repodução/Instagram

A Câmara tenta eleger um novo presidente após o afastamento do presidente e vice-presidente da Casa

A Justiça suspendeu a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte marcada para a próxima segunda-feira (9). O juiz Francisco José Mazza Siqueira argumentou que já há liminar judicial que impede a mudança no Regimento Interno do parlamento para antecipar a data das eleições na Casa – o que se configuraria em descumprimento de decisão judicial.

A Câmara tenta eleger um novo presidente após o afastamento do presidente e vice-presidente da Casa, Darlan Lobo (MDB) e Capitão Vieira (PTB), respectivamente, por suspeitas de irregularidades. O vereador William Bazílio (PMN) é quem conduz a presidência desde novembro de 2021.

Em dezembro do ano passado, vereadores de oposição ao prefeito Glêdson Bezerra (Podemos) haviam iniciado movimento para  antecipar a data da eleição da Mesa. O vereador David Araújo (PTB), no entanto, conseguiu na Justiça anular o processo.

Apesar da decisão da Justiça, parlamentares tentaram uma nova manobra para driblar a liminar e eleger a nova presidência na semana que vem. 

"O requerente trouxe a notícia aos autos de que a parte ré descumpriu a medida judicial, alegando superveniente do objeto da demanda, já que o projeto de resolução já fora aprovado", diz trecho da decisão.

Uma nova mudança regimental foi votada no último dia 20 de abril. Dessa vez os vereadores alteraram a Lei Orgânica do Município, e abriram brecha para a antecipação da eleição. 

O pedido, no entanto, se resume em antecipar o trâmite, mas não apresenta justificativa ou argumentos para justificar o adiantamento. 

Nesse contexto, um requerimento aprovado na terça-feira (3), baseado na alteração já aprovada no mês anterior, havia marcado a eleição para a segunda-feira (9). A votação estava marcada para às 19 horas.

“É uma casa política e cada um tem o seu interesse”, argumentou o presidente William Bazílio.

Os esforços são em torno da candidatura da vereadora Yanny Brena (PL), estreante em cargos eletivos e segunda parlamentar mais votada nas Eleições 2020, com 3.956 votos. De acordo com a assessoria da Casa, apenas a chapa encabeçada por Yanne pediu registro, o que indica que ela será eleita para atuar como presidente da Câmara a partir do próximo ano.  

Legenda: O presidente William Bazílio (PMN) e o vereador Janú (Republicanos) travam embates no Plenário da Câmara - Foto: Reprodução/Facebook

POLÊMICA NO PLENÁRIO 

O processo para que a Lei Orgânica fosse modificada, no entanto, sofre críticas no Plenário da Casa. O vereador Janú, líder do Republicanos, disse ter acionado a Justiça junto com outros três parlamentares, denunciando irregularidades. 

De acordo com o parlamentar, ele não foi indicado na reunião do Colégio de Líderes para compor uma comissão especial que, posteriormente, regulou as propostas de mudança na Lei Orgânica do Município, o que inviabilizaria o trâmite. 

“As assinaturas são cópias, isso gera um processo, não é brincadeira. Vamos fazer o certo”.  

De acordo com o vereador, ele se ausentou da reunião com líderes por poucos minutos, e em ata do encontro, consta que ele não havia comparecido à reunião.  

Em resposta, o presidente William Bazílio rebate as acusações, e diz que os trâmites seguiram a legalidade. 

“Se tiver alguma coisa errada eles que entrem na Justiça. E cabe a Câmara Municipal fazer os trâmites. Não adianta jogar no ventilador. Fazemos tudo com total transparência”, argumentou. 

EXECUTIVO REAGE 

Através das redes sociais, o vice-prefeito de Juazeiro do Norte, Giovanni Sampaio (PSD), alertou para os recentes afastamentos de vereadores na Câmara Municipal, que ocorreram após ação da Justiça.  

"A Polícia Federal e o Ministério Público Federal estão atentos aos passos que hoje os políticos estão dando errado. Não é possível que a gente ache que está tudo normal. É uma coisa absurda. É preciso ter coragem para discordar desse tipo de política”, disse o vice-prefeito. 

5 VEREADORES

Nos últimos cinco meses, cinco vereadores deram lugar aos suplentes após intervenções do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) e da Polícia Civil.  

O saldo atual é de quatro parlamentares afastados da função por suspeita em diversos crimes, e um vereador com mandato cassado no âmbito do TRE-CE por abuso de poder durantes as Eleições de 2020.

VOLTA DE DARLAN LOBO

Afastados desde novembro por suspeitas de irregularidades, o presidente Darlan Lobo (MDB) e o vice-presidente Capitão Vieira (PTB) devem voltar ao cargo no dia 18 de maio. 

O afastamento dos vereadores se deu por suspeita de envolvimento na exploração no jogo do bicho e crimes contra a administração pública. Servidores públicos também foram afastados por determinação judicial. Suspenso do mandato pelo mesmo motivo, Beto Primo (PSDB) também deverá voltar à Câmara.

Escrito por Felipe Azevedo/Diário do Nordeste


 

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.