News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Juazeiro do Norte vai passar por retotalização dos votos após cassação de vereador

Juazeiro do Norte vai passar por retotalização dos votos após cassação de vereador

Vereador David Araújo (PTB) de Juazeiro do Norte, foi cassado. — Foto: Reprodução/Câmara de Juazeiro do Norte

Os votos que elegeram David Araújo em 2020 vão ser anulados, o que pode trazer mudanças na Câmara de Vereadores do município.

A 119ª Zona Eleitoral de Juazeiro do Norte solicitou a retotalização dos votos da eleição de 2020 para o cargo de vereador após a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), de manter a cassação do vereador eleito de Juazeiro do Norte, José David Araújo da Silva (PTB). Ele foi cassado por abuso de poder econômico nas Eleições de 2020.

Com a decisão, o vereador deve ficar inelegível pelo período de oito anos e pagar multa de 50 mil reais. O vereador pode ainda entrar com recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas não pode suspender a decisão.

O g1 entrou em contato com o vereador David Araújo, mas ele não quis se pronunciar sobre o assunto.

David Araújo obteve 2.303 votos. Com a retotalização, todos os votos ficam nulos e pode haver mudanças na Câmara de Vereadores.

O reprocessamento dos votos acontece no dia 03/06/2022, às 09:30 horas, na sede do Cartório Eleitoral, na Rua Interventor Erivano Cruz, n. 75, Matriz, Juazeiro do Norte. Devem participar desse momento representantes dos partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil e do Ministério Público Eleitoral.

Se houver alteração do resultado da eleição, um novo relatório será emitido para integrar o Relatório Geral de Apuração do município.

Vereadores retornam

Neste mês de maio retornaram à casa legislativa, três dos quatro vereadores afastados: Beto Primo (PSDB), Darlan Lobo e Capitão Vieira (ambos do PTB), que estavam afastados por determinação da Justiça. De acordo com investigações da polícia, os nomes deles foram citados em crimes contra administração pública e envolvimento em jogos do bicho. Os vereadores declararam inocência e aguardam a conclusão do inquérito.

O vereador Márcio André Lima de Meneses, conhecido como Márcio Joias (União Brasil) segue afastado por 180 dias. Ele é investigado por um suposto esquema de fraude em licitação.

Por Claudiana Mourato, g1 CE

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.