News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Eclipse total com 'Lua de sangue' poderá ser visto no Ceará entre domingo e segunda

Eclipse total com 'Lua de sangue' poderá ser visto no Ceará entre domingo e segunda

Lua de sangue — Foto: Giphy

Fenômeno terá início às 22h23min do domingo, quando a lua entra na penumbra da Terra; instante máximo do evento será às 1h11 da segunda-feira.

Um dos espetáculos astronômicos de grande beleza, o eclipse lunar total com o fenômeno "Lua de sangue" poderá ser visto no Ceará entre a madrugada de domingo (15) e segunda-feira (16), segundo o astrônomo Lauriston Trindade, da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon).

O fenômeno terá início às 22h23min do domingo, quando a Lua entra na penumbra da Terra. Às 23h27 a Lua inicia a entrada na sombra da Terra, é o começo do eclipse parcial. Já às 00h29min de segunda-feira começa o eclipse total.

Segundo Lauriston Trindade, durante o eclipse total, a Lua deve ter a coloração avermelhada por conta da refração da luz solar nas altas camadas da atmosfera da Terra, deixando passar somente as luzes nos tons do crepúsculo. Assim, a lua ficará em tons de laranja e vermelho-escuro, fenômeno chamado de "Lua de sangue".

Conforme o astrônomo, o eclipse deste ano tende a ser escuro devido à poeira da erupção do vulcão em Tonga, jogada na atmosfera.

Eclipse lunar total com fenômeno "Lua de sangue" poderá ser visto do Ceará. — Foto: Bramon/ Divulgação

"A presença deste material particulado na atmosfera irá ajudar a bloquear um pouco da luz solar que poderia escapar e atingir a Lua. Assim, este eclipse tende a ser bastante escuro, com a lua bem pouco visível nos instantes em que estiver no interior da sombra da Terra", afirma Lauriston.

O eclipse total estará em seu instante máximo às 1h11 da segunda-feira, com a Lua inserida na sombra da Terra, apresentando um fraco brilho e uma cor que tenderá para o tom de vermelho de um tijolo. Às 2h55, a Lua sai completamente da sombra da Terra, dando fim à etapa parcial do eclipse.

Todas as etapas do fenômeno poderão ser vistas do Ceará, desde que haja condições favoráveis de tempo, com céu limpo e sem nuvens.

Ainda de acordo com Lauriston, o próximo eclipse total da Lua que poderá ser acompanhado integralmente do Estado ocorrerá somente em 25 de junho de 2029.

Por g1 CE

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.