News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Chove há mais de 100 dias seguidos em pelo menos 10 cidades do Ceará

Chove há mais de 100 dias seguidos em pelo menos 10 cidades do Ceará

Legenda: Em Juazeiro do Norte, no Cariri, o acumulado médio de chuva até o momento é de 857.3 mm. A média histórica anual para o Município é de 962.2 mm (Foto: Marciel Bezerra/Jornalista @marcielbezerra)

No ano passado, essa sequência durou um intervalo menor: 92 dias em mais de 10 cidades cearenses.

A quadra chuvosa (fevereiro-maio) no Ceará se aproxima do fim com bons índices já conquistados. Estes volumes acumulados devem-se à regularidade das chuvas neste ano de 2022. Há 105 dias chove de forma consecutiva em, pelo menos, 10 cidades cearenses.

A última vez que o Estado registrou pluviometria abaixo deste número foi em 24 de janeiro do ano passado - com precipitações em 8 cidades. O levantamento foi realizado pelo Diário do Nordeste com base nos números da plataforma digital da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos  (Funceme).

No ano passado, essa sequência durou um intervalo menor. Pegando como base o mesmo recorte temporal (10 de maio), choveu durante 92 dias em mais de 10 cidades cearenses.

Em 7 de março do ano passado, a Funceme não registrou pluviometria em nenhum município. Neste ano, em todos os dias o órgão anotou precipitação em pelo menos uma cidade. 

Chove em quase todo o Ceará

Em 2022 o Ceará se aproximou de atingir um feito raro. Em cinco décadas - desde que a Funceme começou a monitorar e registrar os dados pluviométricos - só choveu três vezes em todas as cidades cearenses em um único dia Em 15 de março deste ano, 181 dos 184 municípios do Ceará foram banhados pelas chuvas.

A primeira vez que o Estado conquistou essa marca foi em 2004, no dia 27 de janeiro. Logo na data seguinte, em 28 de janeiro, o feito voltou a se repetir. A terceira e última vez que as chuvas atingiram todas as cidades cearenses foi em 2009, no dia 3 de março.

Volumes positivos

Com tantos dias consecutivos de chuva, o ano de 2022 tem acumulado bons resultados. Dos 184 municípios, 57 já superaram a média histórica anual. Ou seja, em pouco mais de 4 meses, choveu o esperado para todos os 12 meses do ano. Em outras 12 cidades, faltam apenas 5% para que o índice anual também seja superado. 

As chuvas bem distribuídas em tempo e espaço favoreceram os aportes hídricos em diversos açudes do Estado. De janeiro a maio - dia 8 - os 155 reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) já conquistaram 3,68 bilhões de metros³ de água, elevando a porcentagem de armazenamento para 37,1%. No início do ano, este índice era de apenas 20,2%.

O aporte de 2022 é o segundo melhor desde 2011, atrás apenas do ano de 2020, quando o Estado contabilizou, ao fim dos 12 meses, 5,99 bilhões de m³ de recarga hídrica.

Das 12 bacias hidrográficas do Estado, apenas cinco têm volume médio abaixo dos 20%: Baixo Jaguaribe (17,67%), Curu (12,02%), Médio Jaguaribe (8,45%) e Sertões de Crateús (19,61%) e Banabuiú (6,53%).

"Cenário ainda não é de tranquilidade"

Em que pesem os bons aportes, o diretor de Planejamento da Cogerh, Elano Lamartine Leão Joca, alerta que o cenário, ainda que melhor em comparação aos anos anteriores, não é de tranquilidade.

É importante termos consciência de que vivemos em um estado semiárido, onde sempre há incerteza de como será a próxima quadra chuvosa, por isso, precisamos, além de economizar, termos o uso racional da água.

ELANO LAMARTINE LEÃO JOCA

Diretor de Planejamento da Cogerh

Dentre as bacias em que maior necessidade de acompanhamento periódico, está a Bacia do Banabuiú. "Quando a gente compara com as demais bacias, é essa [a de Banabuiú] que apresenta a situação mais delicada, em que há maior necessidade de atenção", completou Elano.

O Açude Banabuiú, terceiro maior do Estado, tem apens 8,22% de volume armazenado. Desde maio de 2014 o reservatório não ultrapassa a marca dos 15%, o que reforça o cenário crônico de ausência de água na região. 

Escrito por André Costa/Diário do Nordeste

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.