News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

TJDF decide por exclusão do Crato do Campeonato Cearense; medida não altera resultado do Estadual

TJDF decide por exclusão do Crato do Campeonato Cearense; medida não altera resultado do Estadual

Legenda: O Campeonato Cearense é organizado pela Federação Cearense de Futebol (FCF) - Foto: divulgação / FCF

O Tribunal de Justiça Desportiva do Ceará optou pela anulação de quatro jogos envolvendo o Crato

O Tribunal de Justiça Desportiva do Ceará (TJDF-CE) decretou em julgamento, nesta segunda (25), a exclusão do Crato do Campeonato Cearense de 2022. O processo foi retomado após adiamento na última terça (19), com a consolidação da investigação sobre a manipulação de resultados pelo clube. A medida não afeta a tabela ou o título conquistado pelo Fortaleza.

Isso porque, dentro do processo, o TJDF-CE indicou que quatro jogos deveriam ser anulados: Pacajus x Crato, Iguatu x Crato, Crato x Atlético-CE e Ferroviário x Crato. Os referidos confrontos terminaram com derrota para o Crato, ou seja, não há impacto direto na tabela de classificação.

ENTENDA O JULGAMENTO

Durante o julgamento, a corte do TJDF-CE conduziu o julgamento para dois caminhos: o primeiro, com a invalidação de quatro jogos do Crato, listando apenas os jogos em que foram constadas a manipulação (o que não afetaria a tabela de classificação); enquanto o segundo envolveria um total de 16 partidas invalidadas (mudança a tabela de classificação).

No momento da votação, os auditores firmaram os votos do julgamento, decretando empate em 3 a 3. Por conta de um artigo da CBJD (número 132), em face do empate da dosimetria da pena imposta, a legislação indica que o cenário mais brando de punição seja imposto, o que resultou na opção de apenas quatro jogos anulados.

Legenda: Campeonato Cearense vive imbróglio com justiça estadual - Foto: Reprodução

Durante a sessão, o presidente do TJDF-CE, Fred Bandeira, tentou executar um voto de minerva para desempatar, mas isso foi invalidado justamente pelo artigo da CBJD, que foi levantado pelos advogados de defesa presentes no tribunal, representando os semifinalistas do Estadual e integrantes da Federação Cearense de Futebol.

REVEJA:

Escrito por Alexandre Mota/Diário do Nordeste

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.