News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Motociclistas são mais de 90% das vítimas de acidentes de trânsito em hospital no Cariri

Motociclistas são mais de 90% das vítimas de acidentes de trânsito em hospital no Cariri

Desatenção às medidas de segurança, como o uso de capacete, pelos motociclistas, e o cinto de segurança, por condutores de automóveis, pode custar a própria vida ou causar sequelas permanentes - Foto: Antonio Rodrigues

Dados do Hospital Regional do Cariri (HRC) mostram predominância de acidentes envolvendo veículos de duas rodas nos primeiros dois meses de 2022

Cerca de 94% dos atendimentos por acidentes de trânsito registrados no Hospital Regional do Cariri (HRC) no primeiro bimestre deste ano envolvem motociclistas. Segundo dados fornecidos pela unidade, entre janeiro e fevereiro foram 497 pacientes atendidos, dos quais 472 eram condutores de motos e os outros 25 de carro. Em ao menos 38% das ocorrências, segundo o HRC, as vítimas não faziam uso de capacete ou do cinto de segurança, equipamentos obrigatórios conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Em janeiro, dos 162 atendimentos a pessoas acidentadas com motocicleta, 64 eram de pacientes que não haviam utilizado o capacete. No mês seguinte, o total de ocorrências subiu para 310, com 116 delas relacionadas a motociclistas que também ignoraram o uso do item de segurança.

As estatísticas de imprudência também foram altas entre aqueles que conduziam veículos de quatro rodas. Em janeiro, foram realizados 9 atendimentos a vítimas de acidentes de carro. Cinco delas, diz o HRC, trafegavam sem o cinto de segurança no momento do sinistro. Em fevereiro, o número de acidentes com automóveis quase dobrou em relação ao mês anterior, chegando a 16. Metade das vítimas, conforme o hospital, não usavam o equipamento de proteção.

Além de constituir desrespeito às regras do CTB, ignorar o uso de capacete ou cinto de segurança é um risco à própria vida do motorista ou motociclista. O coordenador do setor de ortopedia do HRC, Frederico Alencar, alerta que, na falta das medidas de segurança, os acidentes podem resultar desde a morte até graves sequelas permanentes.

"A grande maioria das lesões envolvem traumatismo craniano, fraturas em membros inferiores, principalmente no joelho, e lesões no anel pélvico. Quando não existem fraturas, muitas vezes, os pacientes têm traumas abdominal e torácico, além de hemorragia interna, que pode causar a morte, dependendo do caso, antes mesmo do primeiro atendimento", frisou o médico.

Em 2021, o HRC registrou 3.593 atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito. A maioria, 1.903, envolvia motociclistas. Destes, segundo a unidade, 797 estavam sem o capacete no momento do acidente. O Hospital é referência no atendimento a casos de média e alta complexidade nas áreas de traumatologia e ortopedia. A unidade atende a pacientes de 45 municípios no Cariri e Centro-Sul do Estado.

Autor Luciano Cesário/Com informações do Repórter Guilherme Carvalho, da CBN Cariri

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.