News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Médico teria demorado 30 minutos para atender criança que morreu no Interior do Ceará, diz vigilante

Médico teria demorado 30 minutos para atender criança que morreu no Interior do Ceará, diz vigilante

Legenda: Criança precisou de atendimento médico três vezes no Hospital Silva Guerra - Foto: Arquivo pessoal

O colaborador disse, em depoimento à Polícia, que acionou o profissional na sala de repouso após o menino chegar no colo da mãe.

O vigilante do hospital onde o irmão de um influenciador digital deu entrada antes de falecer, em Itatira, contou à Polícia Civil que o médico acusado pela família de negligência demorou mais de 30 minutos para fazer o atendimento na segunda das três vezes em que a criança foi acolhida na unidade. 

Irmão do blogueiro Paulo Henrique, João Gabriel Sousa da Silva, o Biel, de 3 anos, faleceu na última segunda-feira (18).

O vigilante está entre os depoentes que compareceram à Delegacia Regional de Canindé, responsável pela investigação, nessa quinta-feira (21). Além dele, foram ouvidas sete pessoas, incluindo técnicos e enfermeiros da equipe plantonista. 

Segundo o delegado Daniel Aragão, o vigilante relatou ter acionado o médico na sala de repouso para atender a criança, que estava no colo da mãe. Era a segunda vez que o garoto era levado ao hospital.

"O médico disse que ia descer. Depois de meia hora, a família reclamando da demora, o vigia foi novamente chamar o médico, aí que o médico desceu. Essa foi a parte principal do vigilante", detalhou o delegado. 

Ainda segundo Daniel Aragão, o vigilante é "peça fundamental" na apuração, "já que o atendimento na madrugada inicialmente tem que passar por ele, porque todos [equipe de saúde] ficam numa sala de repouso, enquanto não tem nenhum tipo de atendimento".

Novos depoimentos

A família de Biel foi ouvida nesta sexta-feira (22). Prestaram depoimento a mãe do garoto, o irmão e dois padrastos. A defesa do médico pediu para o depoimento dele ser na próxima semana. Conforme o delegado Daniel Aragão, a oitiva deve ser entre segunda (25) e terça (26). 

Nota divulgada pelo advogado Edmilson de Almeida Barros Júnior, que representa o médico que atendeu o menino, informou que a equipe de defesa trará, "em momento oportuno", "provas fáticas e técnicas para que a verdade prevaleça e a Justiça ao final seja feita". 

O texto reitera a inocência do profissional de saúde e expressa "repúdio" à "tentativa da precoce execração pública da imagem do profissional, sem a devida e aprofundada apuração dos fatos". 

O advogado comentas que é preciso aguardar a divulgação do laudo do Serviço de Verificação de Óbito (SVO), que definirá a causa do óbito. 

Surto de bactéria 

Na nota da defesa, o advogado Edmilson Almeida cita ainda um surto da bactéria streptococus pneumoniae, reconhecido pela Prefeitura de Itatira no distrito de Lagoa do Mato, onde João Gabriel residia. A gestão municipal publicou, inclusive, nota informativa sobre os casos.

"Se confirmada a suspeita do médico no derradeiro atendimento, essa bactéria tende a cursar com formas graves, invasivas, fulminantes, de rápida evolução e com desfecho fatal em muitas situações, independentemente da adequada assistência prestada", diz texto. 

O texto termina pontuando que "ao final, a verdade prevalecerá nas esferas cabíveis". 

Entenda o caso

O blogueiro Paulo Henrique, que acumula mais de 500 mil seguidores nas redes sociais, acusa o médico que atendeu João Gabriel Sousa da Silva de negligência. Segundo ele, o plantonista não ofereceu o atendimento adequado e ignorou os pedidos de transferência da criança.

Legenda: Paulo Henrique postava diversas fotos com o irmão no Instagram - Foto: Reprodução/ Instagram

Inicialmente, o menino foi admitido no Hospital Silva Guerra, no distrito de Lagoa do Mato, na noite do domingo (17) queixando-se de febre e dor de cabeça, recebeu medicação e voltou para casa. 

Mais tarde, já na madrugada de segunda, a criança teve os mesmos sintomas acompanhados de uma intensa dor na barriga. Ao retornar a unidade, a família alega ter encontrado dificuldades para acessar o médico, mas conseguiu que o paciente fosse medicado e liberado em seguida.

A terceira e última vez em que Gabriel esteve na unidade os sintomas ficaram mais agravados. O irmão dele diz que a criança recebeu soro, oxigênio e rapidamente entrou na sala de reanimação. O menino chegou a ser transferido para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel, mas já estava "praticamente morto", conforme o influenciador. 

Escrito por Felipe Mesquita e Matheus Facundo/Diário do Nordeste

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.