Inmet emite alerta de chuva intensa e ventos de até 100 km/h até a manhã deste domingo no Ceará

0
Aviso prevê risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. —  (Juazeiro do Norte  - Foto: Marciel Bezerra/Jornalista @marcielbezerra)

O alerta vale até 10h do domingo (24). O destaque laranja engloba todo o litoral cearense, regiões Norte e Ibiapaba, Maciço de Baturité e parte do Vale do Jaguaribe.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para o Ceará. O aviso vale deste sábado (23) até 10h do domingo (24).

Aviso de maior destaque é o "laranja", que cobre mais da metade do território cearense exceto parte do Vale do Jaguaribe, Região Centro-Sul, Sertão dos Inhamuns e Região do Cariri. O destaque laranja engloba todo o litoral cearense, regiões Norte e Ibiapaba, Maciço de Baturité e parte do Vale do Jaguaribe.

Alerta laranja significa situação meteorológica perigosa. (Leia abaixo sobre as categorias de aviso de Inmet.)

Segundo o Inmet as regiões devem receber precipitações entre 30 e 60 milímetros/hora ou 50 e 100 milímetros/dia, além de ventos intensos que podem chegar até 100 km/h. Existe também o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Instruções:

Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)

Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

O alerta laranja significa situação meteorológica perigosa. — Foto: Inmet

Saiba o que significam as cores dos alertas do Inmet:

  • Perigo potencial (amarelo): situação meteorológica potencialmente perigosa. Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas.
  • Perigo (laranja): situação meteorológica perigosa. Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades.
  • Grande perigo (vermelho): situação meteorológica de grande perigo. Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana. Siga as instruções e conselhos das autoridades em todas as circunstâncias e prepare-se para medidas de emergência.

Por g1 CE

Postar um comentário

0Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Saber mais
Accept !