News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Hospital Regional do Cariri (HRC) completa 11 anos com mais de seis milhões de atendimentos

Hospital Regional do Cariri (HRC) completa 11 anos com mais de seis milhões de atendimentos

Texto e fotos: Valéria Alves

HRC é referência no tratamento de vítimas de acidente vascular cerebral (AVC) e trauma

Nesta sexta-feira (8), o Hospital Regional do Cariri (HRC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), chega aos 11 anos de funcionamento, prestando assistência de média e alta complexidade à população dos 45 municípios da Região do Cariri. Durante esse tempo, já foram realizados mais de seis milhões de atendimentos.

O HRC é referência no tratamento de vítimas de acidente vascular cerebral (AVC) e trauma, no eixo adulto. Somente na Unidade de AVC Agudo, nos últimos dois anos, 71% dos pacientes foram reabilitados, o que significa que essas pessoas ficaram independentes após os cuidados recebidos na unidade. Isso se deve a muitos fatores, mas principalmente ao uso do trombolítico (medicamento indicado para pacientes de AVC com até quatro horas do início dos sintomas) e do acompanhamento pós-alta, realizado no ambulatório para aqueles que necessitam de reabilitação.

Na linha do trauma, a maior demanda vem dos acidentes de trânsito cujas vítimas chegam pela emergência. Esses pacientes recebem atendimento em diversas áreas como Cirurgia Geral, Traumatologia, Neurocirurgia, Cirurgia Vascular e Bucomaxilofacial.

Ao longo desses 11 anos, a unidade já realizou mais de 340 mil atendimentos emergenciais, cerca de 43 mil internações, aproximadamente três milhões de exames de imagem e mais de 50 mil cirurgias. Antes do HRC, a assistência a pacientes politraumatizados, muitas vezes, precisava ser encaminhado para Fortaleza.

Jadielson Silva Veras atua na instituição desde maio de 2011 e conta que o desejo de trabalhar na unidade surgiu quando a estrutura ainda estava sendo construída

Desde 2020, a pandemia de covid-19 também modificou a realidade do hospital. Referência da região no atendimento de casos graves da doença, o HRC chegou a ter 109 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 54 de clínica destinados a pacientes infectados pelo coronavírus. Até março deste ano, foram 4.478 pessoas internadas e mais de 2.342 vidas salvas.

O técnico em Radiologia, Jadielson Silva Veras, atua na instituição desde maio de 2011 e conta que o desejo de trabalhar no local surgiu quando a estrutura ainda estava sendo construída. “Eu estava passando em frente, vi a construção, vi a placa e comentei com minha companheira que ia trabalhar aqui. O HRC trouxe a responsabilidade de atender a demanda da sociedade no quesito saúde e, no meu ponto de vista, foi um ganho enorme para a população do Cariri”, pontua.

A diretora-geral do HRC, Demostênia Coelho Rodrigues, está na unidade desde o início e ressalta que é notório o avanço que o hospital trouxe para a Região. “Quando realizamos cirurgias de trauma, que antes eram encaminhadas para a Capital; quando conseguimos atender aqui os pacientes de AVC dentro da janela das quatro horas, dando a ele a chance de viver sem sequelas; quando, em uma situação de pandemia como a que vivemos, conseguimos nos reorganizar internamente para salvar tantas vidas, sem que chegássemos a um colapso… Tudo isso nos faz ver que a saúde do Cariri mudou muito com a chegada do HRC”, destaca.

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.