News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Corpo de Bombeiros resgata jovem de 17 anos que caiu em cacimba no Ceará.

Corpo de Bombeiros resgata jovem de 17 anos que caiu em cacimba no Ceará.

Ascom CBMCE | Corpo de Bombeiros resgata vítima de cacimba em Itaitinga

Corpo de Bombeiros resgata vítima de cacimba em Itaitinga. Os bombeiros militares de Horizonte (2ªCia/2ºBBM) resgataram um jovem de 17 anos que se encontrava em uma cacimba de 15 metros de profundidade, na Área Integrada de Segurança 25 (AIS 25).

O acionamento ocorreu via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) por volta das 15h30 da tarde desta quinta-feira, 31 de março. Imediatamente os bombeiros militares se deslocaram a Rua José Félix Batista, no Centro de Itaitinga.

O jovem se encontrava dentro da cacimba de alvenaria em seu quintal de casa. A cacimba tem do piso a água cerca de 10 metros e da água ao fundo mais 5 metros. O jovem de 17 anos de idade faz tratamento de saúde mental, conforme informado por familiares e amigos que acompanharam e somaram esforços no resgate.

Após o resgate se constatou que o jovem, de modo aparente, não sofreu trauma e nenhuma escoriação, estava consciente e orientado, como também não se queixou de dor alguma. Contudo, após avaliação da equipe do serviço de atendimento médico de urgência (SAMU) a vítima foi conduzida para o hospital de saúde mental de Messejana, em Fortaleza.

O resgate

Inicialmente, os bombeiros militares avaliaram a situação e montaram um sistema de ancoragem com multiplicador de força na proporção de 4×1. O tripé de salvamento foi fundamental, além do conjunto de moitões, cabos, mosquetões e equipamentos de proteção individual (EPI). Este sistema permitiu o içamento da vítima, de modo tranquilo, seguro e controlado, saindo incólume deste incidente.

Agradecemos a parceria dos diversos órgãos envolvidos na ocorrência. Defesa Civil de Itaitinga, SAMU e parentes e amigos que somaram esforços e contribuíram de modo significativo para o sucesso do resgate rápido e efetivo com segurança operacional. Muito obrigado!

Ascom CBMCE | Corpo de Bombeiros resgata vítima de cacimba em Itaitinga

Alerta!

Por prevenção, o Corpo dos Bombeiros do Ceará recomenda que os poços e cacimbas devem estar cercados, sinalizados e tampados para se evitar situações como esta. Animais, crianças, idosos e pessoas em tratamento de saúde mental são curiosos, limitados, teimosos e as vezes não percebem o risco que correm. De modo que se colocam em situação de perigo sem se perceber.

Ainda por prevenção, não recomendamos que ninguém desça em um poço em situação de resgate, pois existem muitas variáveis que sem o preparo, ou mesmo com o preparo e conhecimento mas sem equipamentos apropriados e equipe de suporte, no afã de se tentar o resgate, a iniciativa pode ser frustrada e esta pessoa acabar se tornando uma segunda vítima.

Outros resgates

Em 2021, o CBMCE resgatou 286 vítima sem lesão e 91 com lesão. Enquanto que em 2020, foram resgatados 316 vítima sem lesão e 71, em todo o Ceará.

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.