News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Após 20 anos de tentativas, suplente de vereador toma posse em Juazeiro com 253 votos

Após 20 anos de tentativas, suplente de vereador toma posse em Juazeiro com 253 votos

Legenda: Testinha (PTB) tenta vaga na Câmara de Juazeiro do Norte desde o ano 2000. - Foto: Reprodução/Câmara de Juazeiro do Norte

Após 20 anos na suplência e sem nunca ter assumido o cargo, o comerciante Cícero Alberto Ribeiro Silva, conhecido como Testinha (PTB), tomou posse na quinta-feira (28) como vereador na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte.

Ele obteve apenas 0,9% dos votos válidos do município, somando 253 votos nas Eleições 2020.  

A posse de Testinha ocorre em um contexto em que três parlamentares do PTB foram afastados ou tiveram mandato cassado entre novembro de 2021 e abril de 2022, sob suspeitas de crimes contra a administração pública e abuso de poder político. 

No discurso de posse, o vereador lamentou as circunstâncias em que, após duas décadas, conseguiu se tornar um membro no Parlamento de Juazeiro do Norte. Ele foi eleito na base de apoio do ex-prefeito Arnon Bezerra, à época pelo PTB e agora filiado ao PDT. 

“Eu poderia estar bem mais feliz agora, se eu estivesse entrado naquela porta e assumido a cadeira aqui com o voto direto, honesto, e não em um momento desse”, afirmou o parlamentar. 

Na terceira suplência do PTB, Testinha assumiu o lugar na bancada após o vereador Márcio Joias ter sido afastado por 180 dias do cargo no último dia 20, suspeito de integrar um grupo que fraudava licitações no município. 

“O vereador afastado é meu amigo há mais de 20 anos. Conheço muito ele, mas eu não tenho culpa do que está acontecendo”, destacou o recém-empossado. 

Em novembro do ano passado, o presidente Darlan Lobo, então filiado ao PTB, e o vice-presidente Capitão Vieira (PTB) foram afastados do cargo por suspeita de envolvimento no jogo do bicho. Ambos negam participação.

No mesmo contexto, o suplente Romão França (PTB) assumiu uma vaga na Câmara. Ele permanecia na suplância desde 2004. 

20 ANOS DE TENTATIVAS

A expectativa era de que Testinha iniciasse o mandato após cerimônia de posse durante uma sessão ordinária. Sem quórum suficiente para abertura dos trabalhos ordinários, a solenidade ocorreu da mesma forma.

A tentativa do professor de integrar a Casa Legislativa começou ainda no ano 2000, quando se candidatou a vereador pela primeira vez e angariou 477 votos. Testinha foi candidato também em 2008, 2012, 2016, e em 2020 ficou na 3ª suplência com 253 votos.  

Ainda no discurso de posse, ele destacou como prioridade atuar para revitalização do Horto, bairro em que nasceu e no qual está localizada a estátua do Padre Cícero. 

“Para disputar seis eleições é preciso muita coragem. Eu achava que estava tudo perdido, e não estava”, finalizou.

Escrito por Felipe Azevedo/Diário do Nordeste

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.