Vídeo: moradores andam com água no nível da cintura para fugir de cheia de açude em Cedro

0
Moradores deixam suas residências com água na cintura na cidade de Cedro. — Cedro no Ceará - (Foto: Marciel Bezerra/Jornalista @marcielbezerra)

Açude Ubaldinho na cidade do Cedro sangrou na última segunda-feira (7). Com a cheia do reservatório, a população das localidades de Recanto, Cariuzinho e Baixio foi obrigada a sair de casa.

Moradores que vivem próximo ao Açude Ubaldinho, no município do Cedro, na Região Centro-Sul do Ceará, tiveram que deixar as suas casas na tarde deste sábado (12). Imagens mostram um grupo caminhando com água no nível da cintura para sair do local. 

O Açude Ubaldinho sangrou na última segunda-feira (7) após uma sequência de fortes chuvas.

De acordo com a prefeitura de Cedro, o Açude Ubaldinho sangrou e algumas casas que ficam abaixo do sangradouro, no vale do São Miguel, foram inundadas e moradores tiveram que deixar o local. A gestão municipal e a Defesa Civil visitou três comunidades com objetivo de avaliar a situação das famílias.

Chuva forte em Várzea Alegre

Uma forte chuva registrada durante a madrugada e a manhã deste sábado (12) no município de Várzea Alegre, na região do Cariri, provocou o rompimento de barragens de açudes da região, inundou ruas e ainda expulsou moradores de suas residências. Em Carnaubal, na Ibiapaba, a chuva arrastou carros, alagou escolas e faz asfaltos das ruas cederem.

Vídeos obtidos pelo g1 mostram ruas completamente inundadas, casas alagadas e um açude transbordando na cidade. Agentes do município estão atuando com prioridade em ações para garantir a segurança e a vida dos afetados, garante a Prefeitura.

De acordo com a Defesa Civil de Várzea Alegre, já houve contato com a Defesa Civil estadual, que enviou uma equipe para ajudar no mapeamento das áreas afetadas e no levantamento dos danos. A prefeitura de Várzea Alegre e a Secretaria de Infraestrutura da cidade também estão presentes nos locais atingidos.

De acordo com o secretário de infraestrutura de Várzea Alegre, Eleomarcos Correia, açudes de pequeno porte foram rompidos com a força das chuvas, o que está provocando alagamentos na área urbana e rural.

https://f5cariri.tumblr.com/post/678573454030684160/v%C3%ADdeo-moradores-andam-com-%C3%A1gua-no-n%C3%ADvel-da

"Enviamos também três caminhões pra fazer mudanças das pessoas na comunidade dessas casas que estão alagadas. Pessoas estão procurando casas de parentes pra levar seus móveis pra que nao se percam assim", afirma.

Eleomarcos diz que no distrito de Canindezinho choveu mais de 200 mm, fazendo com que o Açude Caraíbas estivesse "com uma sangria muito forte, nunca vista". A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) anotou na cidade 75 mm de acordo com dados do posto Boa Vista.

Por g1 CE

Postar um comentário

0Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Saber mais
Accept !