Nuvem de poeira do deserto do Saara que atravessa o oceano Atlântico deve passar pelo litoral do Ceará, prevê Climatempo

0
Travessia da poeira do Saara pelo oceano Atlântico em imagens de satélites meteorológicos em 9 de março — Foto: Climatempo/Divulgação

O evento é comum e ocorre várias vezes todos os anos, mas com intensidade e abrangência diferenciadas. Em geral, a poeira não chega a ser vista caindo do céu ou soprada pelo vento e encobrindo objetos.

A nuvem de poeira do deserto do Saara que atravessa o oceano Atlântico deve passar pelo litoral do Ceará no decorrer da próxima semana, de acordo com a empresa de meteorologia Climatempo. A nuvem já está chegando sobre a parte Norte do Brasil e a previsão é que o estado mais atingido pela poeira esta semana seja o Amapá.

Segundo a Climatempo, o evento é comum e ocorre várias vezes todos os anos, mas com intensidade e abrangência diferenciadas. Em geral, a poeira não chega a ser vista caindo do céu ou soprada pelo vento e encobrindo objetos.

A empresa prevê, ainda, que a tendência da poeira vinda do Saara se desloque ao longo dos próximos dias em direção ao extremo norte do Brasil, chegando ao Amapá.

"No decorrer da próxima semana, a previsão é que esta poeira também consiga atingir outras áreas da região Norte e do Nordeste do país, se espalhando entre Roraima, o Maranhão e o Rio Grande do Norte, mas em quantidades diferentes", afirma a Climatempo.

Nutrientes na poeira

A poeira do Saara fornece nutrientes para a floresta Amazônica, conforme a Climatempo. Entre eles, o fósforo, que é essencial para a vegetação amazônica. A nuvem de poeira viaja de oeste para leste e os nutrientes chegam até a Amazônia através dos ventos alísios e pelo posicionamento favorável da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) nesta época do ano.

Por Isayane Sampaio, g1 CE

Postar um comentário

0Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Saber mais
Accept !