News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Nuvem de poeira do deserto do Saara que atravessa o oceano Atlântico deve passar pelo litoral do Ceará, prevê Climatempo

Nuvem de poeira do deserto do Saara que atravessa o oceano Atlântico deve passar pelo litoral do Ceará, prevê Climatempo

Travessia da poeira do Saara pelo oceano Atlântico em imagens de satélites meteorológicos em 9 de março — Foto: Climatempo/Divulgação

O evento é comum e ocorre várias vezes todos os anos, mas com intensidade e abrangência diferenciadas. Em geral, a poeira não chega a ser vista caindo do céu ou soprada pelo vento e encobrindo objetos.

A nuvem de poeira do deserto do Saara que atravessa o oceano Atlântico deve passar pelo litoral do Ceará no decorrer da próxima semana, de acordo com a empresa de meteorologia Climatempo. A nuvem já está chegando sobre a parte Norte do Brasil e a previsão é que o estado mais atingido pela poeira esta semana seja o Amapá.

Segundo a Climatempo, o evento é comum e ocorre várias vezes todos os anos, mas com intensidade e abrangência diferenciadas. Em geral, a poeira não chega a ser vista caindo do céu ou soprada pelo vento e encobrindo objetos.

A empresa prevê, ainda, que a tendência da poeira vinda do Saara se desloque ao longo dos próximos dias em direção ao extremo norte do Brasil, chegando ao Amapá.

"No decorrer da próxima semana, a previsão é que esta poeira também consiga atingir outras áreas da região Norte e do Nordeste do país, se espalhando entre Roraima, o Maranhão e o Rio Grande do Norte, mas em quantidades diferentes", afirma a Climatempo.

Nutrientes na poeira

A poeira do Saara fornece nutrientes para a floresta Amazônica, conforme a Climatempo. Entre eles, o fósforo, que é essencial para a vegetação amazônica. A nuvem de poeira viaja de oeste para leste e os nutrientes chegam até a Amazônia através dos ventos alísios e pelo posicionamento favorável da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) nesta época do ano.

Por Isayane Sampaio, g1 CE

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.