News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Nova etapa inaugurada do Anel Viário do Cariri deve desafogar trânsito de cargas pesadas no Crajubar

Nova etapa inaugurada do Anel Viário do Cariri deve desafogar trânsito de cargas pesadas no Crajubar

Tatiana Fortes e Nivia Uchoa - Fotos

A terceira etapa do Anel Viário do Cariri foi inaugurada na tarde desta terça-feira (15). O governador Camilo Santana esteve em Juazeiro do Norte para entregar o trecho, que vai do entroncamento da Avenida Padre Cícero/CE-292 (Crato) ao da Avenida Leão Sampaio/CE-060 (Barbalha). O investimento foi de R$ 46 milhões. Esta etapa tem 6,84 km e integra a chamada de Avenida do Contorno de Juazeiro do Norte.

A via vai desafogar o trânsito de cargas pesadas de dentro das cidades que compõem o Crajubar (Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha), além de encurtar a distância entre elas. “Esta etapa são quase sete quilômetros. Já está em obra o outro trecho ligando até o aeroporto, e vamos fazer do aeroporto até a entrada para Caririaçu. O papel do Estado é criar essa infraestrutura que gere negócios, empregos e oportunidades para as pessoas. Isso faz parte de uma estratégia para gerar oportunidades e trazer pessoas para fazer investimentos aqui no Cariri”, ressaltou o governador Camilo Santana.

Tatiana Fortes e Nivia Uchoa - Fotos

Uma das maiores cidades do interior, Juazeiro do Norte tem a quinta maior frota de veículos dos municípios de médio porte do Norte e Nordeste, de acordo com o seu prefeito. O gestor municipal reconheceu o ganho para a mobilidade que a obra possibilita a quem transita por ali. “Uma obra como essa, além de trazer comodidade para as pessoas, possibilita o desenvolvimento de uma cidade. Nós, prefeitos da região do Cariri, somos muito gratos ao governador por mais essa importante obra. Só quem sabe a importância desta obra é quem tem a necessidade de chegar com urgência no centro da cidade e vai sair daquele fluxo”, destacou Gledson Bezerra.

Outro beneficio dessa obra é permitir que motoristas que trafegam no sentido de Fortaleza em direção a Caririaçu acessem o Anel Viário e saiam na Av. Leão Sampaio, podendo seguir até a BR-116 e para estados ao Sul do País, em especial nos períodos de romaria. A nova rota traz economia de tempo, além do conforto de transitar por uma via nova, sinalizada e segura.

Motorista há oito anos, Pedro Silva trafega corriqueiramente com o caminhão que dirige pela região. Ele conhece há tempos o trânsito local e enalteceu o papel do Anel Viário no ganho de tempo para quem transita por ali com carro grande. “Sempre passo por aqui. O trânsito agora melhorou bastante. A gente perdia muito tempo quando era lá por fora. Eram 45 minutos e por aqui agora a gente faz em 12 minutos”, comemorou o motorista a economia de tempoe, consequentemente, de combustível.

Tatiana Fortes e Nivia Uchoa - Fotos

Outros trechos

O trecho 5 da duplicação do Anel Viário do Cariri está com 35% de sua obra concluída. Ele terá 6,88 km de extensão. Já o trecho 6 deve ter sua obra iniciada em breve, conforme andamento de finalização de projeto e licitação.

Outras duas etapas, somando três trechos e 8,56 km, já tinham sido entregues, com dois viadutos, além de canteiro central com bueiros, ciclovias, passeios acessíveis, iluminação e sinalizações horizontal e vertical. O trecho 1 contemplou 3,4 km de malha viária em pista dupla, indo de Caririaçu até a ponte do Rio Salgadinho; o trecho 2, com 2,8 km de extensão, e o trecho 3, com 2,36 km, ligam a ponte sobre o Rio Salgadinho à rua Beatriz Gondim Santana e seguem até a interseção com a Av. Pe. Cícero (CE-292), na saída para o Crato.

Também participaram da inauguração, entre outras autoridades, a secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, o superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira, além do presidente e do primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão e Fernando Santana, respectivamente.

Tatiana Fortes e Nivia Uchoa - Fotos


Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.