News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

MPF recupera fóssil de peixe que viveu no Brasil há 100 milhões de anos

MPF recupera fóssil de peixe que viveu no Brasil há 100 milhões de anos

Fóssil havia sido levado clandestinamente para a Europa Foto: Leobark/Secom/MPF / Divulgação MPF

Artefato havia sido posto à venda em site de leilões italiano pelo preço de 3 mil euros

Um fóssil de um peixe que nadou em águas brasileiras há mais de 100 milhões de anos foi repatriado após denúncia do Ministério Público Federal. A peça, que havia sido colocada à venda por 3 mil euros no site de uma casa de leilões italiana, chegou nesta quarta-feira ao país.

Datado do período Cretáceo, o artefato foi encontrado na Chapada do Araripe, no Cariri cearense.  A repatriação do fóssil é resultado de um procedimento aberto pelo MPF de Juazeiro do Norte em 2020.

O fóssil chegou nesta quarta-feira à Procuradoria-Geral da República. Ele deverá ser encaminhado à Universidade Regional do Cariri (Urca), onde passará a compor o acervo do museu da instituição.

O MPF diz ainda não saber como o fóssil foi retirado do país e levado até a Europa. Segundo o procurador responsável pelo caso, Rafael Ribeiro Rayol, existem dezenas de procedimentos de repatriação similares tramitando em, pelo menos, outros seis países, além da Itália: França, Alemanha, Holanda, Espanha, Japão e Coreia do Sul.

— Esse é um patrimônio da nação brasileira que se encontrava no exterior de forma clandestina. Sua repatriação vai permitir o trabalho de pesquisadores brasileiros e internacionais, assim como a divulgação e a apresentação em museus brasileiros — comentou Rafael Rayol.

Fonte: O Globo

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.