News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Meta histórica: todas as internas da Cadeia Pública do Crato estão em projetos de trabalho e estudo

Meta histórica: todas as internas da Cadeia Pública do Crato estão em projetos de trabalho e estudo

Ascom SAP - Texto e fotos

A Cadeia Pública do Crato atinge meta histórica de 100% das internas envolvidas em programas de ressocialização como estudo, trabalho e capacitação profissional dentro da unidade prisional. As 96 internas da unidade estão envolvidas em diversas atividades educacionais e laborais. A conquista só é possível devido o esforço e trabalho diário dos policiais penais em garantir a segurança e funcionalidade dos projetos. A atual gestão da Secretaria da Administração Penitenciária tem, como meta, executar projetos que proporcionem reintegração social e promovam mudança de perspectiva para as internas.

Muitas ações são realizadas na unidade com o objetivo de desenvolver a cidadania das internas e uma delas é o investimento educacional que contempla, regularmente, 89 internas. São 5 turmas matriculadas no curso de alfabetização, ensino fundamental II e ensino médio, além de ter acesso a outros espaços de aprendizado e participação no projeto livro aberto que prevê remição da pena por meio da leitura.

O núcleo de atividades laborais da unidade desenvolve, periodicamente, diversos serviços que vão desde a manutenção do próprio estabelecimento penitenciário, limpeza das áreas comuns, capinação, artesanato, crochê e conservação da horta.

Para o secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, a meta atingida seria algo impossível no passado. “O conceito de segurança, que antes existia dentro das unidades prisionais, foi modificado através de esforço e trabalho. Oferecemos hoje educação, emprego e capacitação aos internos. Com muito trabalho conseguimos mudar essa realidade e isso influencia diretamente na reeducação do interno eno combate à reincidência criminal”, conclui.

Ascom SAP - Texto e fotos

Segundo a diretora da Cadeia Pública do Crato, Ecirleide Maia, a ressocialização é o segredo para manter uma unidade disciplinada e organizada. “Efetivamente todas as internas estão participando de alguma atividade de reintegração social dentro da cadeia. Este resultado é fruto também da equipe de policias penais que fazem diariamente as atividades acontecerem e funcionarem em harmonia”, atesta.

A interna, Adeise Correia, ressalta que só conseguiu ter a oportunidade de estudar depois que entrou no sistema prisional. “Graças a unidade, hoje eu sei ler e escrever. Fico muito feliz, pois quando eu tiver a minha liberdade poderei conseguir meu emprego e continuar a estudar. No futuro almejo fazer faculdade, pois nunca é tarde para alcançar nossos sonhos. Ainda darei muito orgulho a minha família e aos meus filhos”, afirma.

Para a interna Adriana Teixeira de Oliveira, que se capacita no artesanato promovido pela SAP, é gratificante saber que o cropped é um símbolo de reação feminina fora dos muros. “Eu criei essa peça como forma de ilustrar meu esforço e para ter a compreensão que um dia vou refazer minha lá fora de outro jeito. De certa forma, eu posso assegurar que fiz esse cropped e que vou sim reagir e escrever belos novos capítulos na minha vida”, afirma.

Fim da Era de Superlotação

As cenas de superlotação do passado não existem mais nas unidades prisionais femininas do Estado. A Cadeia Pública do Crato é um dos belos exemplos dessa nova realidade. Essa transformação é possível graças as reformas de ampliação executadas pela SAP nas unidades, o firme trabalho do departamento jurídico em parceria com a Defensoria Pública para promover revisões processuais e o investimento maciço em armamento, viaturas e treinamento para garantir a execução de todas as escoltas judiciais. Além disso, os inúmeros projetos de ressocialização trazem a remição de prática para internos e internas. Na cadeia Pública do Crato, por exemplo, são 96 internas para 140 vagas disponíveis. Um resultado de dezenas de vagas ociosas na unidade.

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.