News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Menino com síndrome rara do ‘cabelo impenteável' viraliza nas redes sociais

Menino com síndrome rara do ‘cabelo impenteável' viraliza nas redes sociais

Foto: Reprodução/Instagram

Os fios são extremamente frágeis e quebram com gel ou produtos de modelagem

Lock Samples, de 1 ano e 4 meses, é um dos apenas 100 casos conhecidos da síndrome do cabelo impenetrável, condição extremamente rara, que deixa o cabelo frágil e constantemente arrepiado. Por conta da aparência, o menino faz sucesso nas redes sociais, onde reúne 10 mil seguidores.

Segundo a mãe de Lock, Katelyn Sample, o menino nasceu com cabelos escuros e normais, mas – a partir dos seis meses de idade – o cabelo escuro foi substituído por fios claros e difíceis de domar.

Foto: Reprodução/Instagram

A condição mesmo só foi descoberta depois que um desconhecido enviou uma mensagem no Instagram perguntando se Lock havia sido diagnosticado com “síndrome do cabelo impenetrável”. Até então, os pais nunca tinham ouvido falar sobre isso. “Eu entrei em parafuso no Google”, contou a mãe à revista People.

O diagnóstico foi confirmado após uma consulta com uma pediatra e exames. “Ela [médica] não achava que fosse a síndrome do cabelo impenteável, por causa de sua raridade, mas eles coletaram amostras e um patologista a examinou sob um microscópio especial”, lembrou a mãe do menino.

E depois da análise da estrutura do cabelo de Lock, foi confirmado que de fato ele tinha a síndrome, que é extremamente rara e faz com que o cabelo cresça com uma textura muito macia e facilmente quebrável.

Por conta dessa fragilidade dos fios, não é possível usar gel ou produtos de modelagem sem correr o risco de quebrá-los.

Foto: Reprodução/Instagram

A síndrome, segundo a mãe, só afeta o cabelo do filho. Os médicos disseram que ele tem um desenvolvimento normal e não há com o que se preocupar com sua saúde.

O que é essa síndrome?

A condição, também chamada de síndrome do cabelo de vidro, é o resultado de uma mutação genética que provoca uma desordem relacionada ao cromossomo X, sendo mais comum em homens, e transmitida geneticamente.

De acordo com um estudo publicado em 2016 no American Journal of Human Genetics, a síndrome do cabelo impenteável acontece quando uma criança herda duas cópias do gene mutante.

A condição é facilmente identificada na infância, mas tende a melhorar com a idade. As pessoas com essa síndrome costumam ter cabelos loiros ou cor de palha que podem crescer mais lentamente do que o normal.

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.