News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Inmet emite aviso 'amarelo' de chuvas intensas e ventos para quase todo o Ceará

Inmet emite aviso 'amarelo' de chuvas intensas e ventos para quase todo o Ceará

Cedro Ceará - (Foto: Marciel Bezerra/Jornalista @marcielbezerra)

Apenas duas regiões não serão afetadas com as fortes precipitações. Sertão dos Inhamuns e Região do Cariri. Alerta prevê chuvas de até 50 milímetros e ventos de 60 km/h.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na quarta-feira (9) avisos de chuva intensa com ventos fortes para o território cearense que deve ocorrer nesta quinta (10). O aviso de maior destaque é o "amarelo", que cobre quase todo o território cearense exceto o Sertão dos Inhamuns e Região do Cariri. O alerta amarelo significa perigo em potencial em consequência das chuvas. (Leia abaixo sobre os tipos de aviso de Inmet.)

Alerta amarelo: quase todo território cearense menos litoral

O aviso de chuva intensa e perigo potencial para quase todo o território do Ceará. Foi publicado às 15h desta quarta-feira e vale até quinta-feira (10), às 10h.

Riscos potenciais:

Chuva entre 20 mm/h e 30 mm/h ou até 50 mm/dia;

Ventos intensos, de 40km/h a 60 km/h;

Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Instruções:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)

Saiba o que significam as cores dos alertas do Inmet:

  • Perigo potencial (amarelo): situação meteorológica potencialmente perigosa. Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas.
  • Perigo (laranja): situação meteorológica perigosa. Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades.
  • Grande perigo (vermelho): situação meteorológica de grande perigo. Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana. Siga as instruções e conselhos das autoridades em todas as circunstâncias e prepare-se para medidas de emergência.
Inmet emite aviso 'amarelo' para quase todo o Ceará. — Foto: Reprodução/Inmet
Por g1 CE

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.