News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Criada a Área de Proteção Ambiental do Horto de Padre Cícero

Criada a Área de Proteção Ambiental do Horto de Padre Cícero

@hortodopecicerooficial

O governador Camilo Santana assinou decreto e criou a Área de Proteção Ambiental (APA) do Horto de Padre Cícero, no município de Juazeiro do Norte. A nova Unidade de Conservação (UC) estadual, categoria de Uso Sustentável, é a 35ª a ser decretada pelo Governo do Ceará. Com área total de 1.003,4606 ha e mais de 16 mil metros de perímetro, a UC fica localizada na Serra do Catolé (Colina do Horto), compreendendo uma área de importante destino do fluxo de turistas e romeiros. A solenidade de assinatura aconteceu no último dia 23, durante solenidade de inauguração do Teleférico do Horto.

O equipamento visa incrementar o turismo na região, principalmente o religioso, já que liga a Praça dos Romeiros à área onde fica a estátua de Padre Cícero. Mesmo com um grande fluxo de pessoas na região, o Governo do Ceará trabalha para que o turismo seja realizado de maneira sustentável, daí a importância da regulamentação do uso do espaço, com a criação da nova APA. A UC foi criada após estudo realizado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e pela Universidade Regional do Cariri (Urca), em parceria com o Geopark Araripe.

Objetivos

De acordo com a orientadora da Célula de Conservação da Diversidade Biológica (Cedib), da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio/Sema), “a região foi transformada em UC tendo como principais objetivos: a conservação da fauna e da flora, especialmente as espécies endêmicas, raras ou ameaçadas de extinção; a ordenação dos processos de uso e ocupação em consonância às diretrizes do Plano Diretor; proteção dos ecossistemas e dos serviços ecossistêmicos; conservação dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos em consonância com o Plano da Sub-Bacia hidrográfica do rio Salgado; manejo sustentável dos recursos naturais, fundamentado na economia criativa; promoção do turismo de base sustentável; e recuperação de áreas degradadas.”



Flora e fauna

Explica ainda, que “inserida no contexto da Caatinga, compreende um tipo de vegetação caducifólia que cobre a maior parte do Semiárido nordestino. “O tipo vegetacional identificado é pertencente a unidade de relevo denominada Maciço residual (Mata Seca do Cristalino)”. Dentro da variada composição faunística estão espécies vulneráveis ou em perigo de extinção, como é o caso do mocó (Kerodon rupestres) e gato-do-mato (Leopardus emiliae). “Cabe destacar, que a criação da APA deverá contribuir com a gestão das áreas protegidas existentes no Sul do Estado com a possibilidade de implementação de corredores ecológicos e que poderão vir a constituir um mosaico de áreas protegidas, de acordo com Art. 26 do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc)”, destaca.


Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.