News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Cariri: Samu 192 realiza treinamento para profissionais do Batalhão Especializado em Policiamento do Interior

Cariri: Samu 192 realiza treinamento para profissionais do Batalhão Especializado em Policiamento do Interior

Fotos: Fátima Holanda

Treinamento é ministrado por médicos e enfermeiros da Central de Regulação de Urgência (CRU) do Cariri

Na última sexta-feira (11), teve início o primeiro módulo do curso de Atendimento Pré-hospitalar Tático (APH) para o Batalhão Especializado em Policiamento do Interior (Bepi), atividade que se estendeu até domingo (13). A capacitação, parceria entre a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS), é ministrada por médicos e enfermeiros da Central de Regulação de Urgência (CRU) do Cariri, equipamento do Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Ceará). Dez profissionais de saúde do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) são responsáveis pela formação.

Para o coordenador médico do Samu 192 Ceará na Região do Cariri, Marco Rulim, “o treinamento é direcionado a um grupamento militar para que possa identificar situações de urgência e emergência e saber como proceder”. É a primeira vez que um curso desse porte é realizado para profissionais de segurança.

A capacitação visa, ainda, favorecer o nível de especialização técnico-profissional dos policiais militares e desenvolver um protocolo operacional de Atendimento Pré-Hospitalar Policial (APHP), considerando a realidade do policiamento que trabalha na zona rural. Além disso, pretende aperfeiçoar a habilidade de aplicações de APH, técnica usada para promover a estabilidade do paciente e transportá-lo a uma unidade de saúde mais próxima. Por fim, objetiva realizar a padronização de protocolos de APHP na conduta e atuação nos primeiros socorros.

Durante o treinamento, os policiais conheceram as habilidades básicas de salvamento do Samu 192 Ceará

“O curso abrange informações diversas, desde hemorragias até sobre como lidar com acidentes causados por animais peçonhentos, e ainda aproxima as instituições que, muitas vezes, trabalham em ocorrências incomum. Então, é muito gratificante para todos os profissionais do Samu 192 Ceará”, finaliza Marco.

Durante o treinamento, os policiais conheceram as habilidades básicas de salvamento do Samu 192 para vítimas de trauma, em ambiente de combate; estancamento de hemorragias, em estações práticas de avaliação rápida de vítimas; e técnicas e manobras para situações que envolvam engasgos e afogamentos.

O conteúdo aborda, ainda, o manejo em casos de parada cardiorrespiratória, desmaio, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e estabilização e transporte de vítimas de trauma. Nos próximos módulos, haverá também capacitação para atendimento de primeiros socorros nos casos de picadas de serpentes, aranhas, escorpiões, lagartas e abelhas, principalmente, no período de chuvas, quando aumenta o aparecimento destes animais.

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.