News Breaking
Live
wb_sunny

Breaking News

Projeto da câmara municipal de Juazeiro do Norte que conceder medalha de mérito legislativo ao ex-presidente Lula

Projeto da câmara municipal de Juazeiro do Norte que conceder medalha de mérito legislativo ao ex-presidente Lula

📸: @ricardostuckert

Vereador Romão França apresenta projeto no legislativo municipal para conceder ao ex-presidente Lula a Medalha de Mérito legislativo em Juazeiro do Norte

O vereador de Juazeiro do Norte, Romão França (PTB) entrou com um projeto de resolução no legislativo municipal para conceder ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva a Medalha de Mérito legislativo.

Segundo Romão França, a medalha é justa pois os governos de Lula trouxeram apar ao cotidiano brasileiro acesso e vivência da dignidade por meio de um decente, geração de emprego e renda.

Bom lembrar que na gestão de Lula foi criada a Universidade Federal do Cariri (UFCA) e vários conjuntos habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida em Juazeiro do Norte e várias cidades caririenses como Crato e Barbalha.

Lula já tem o título de cidadão de Juazeiro do Norte.

Biografia de Luiz Inácio Lula da Silva

Presidente da República Federativa do Brasil entre os anos de 2003 e 2010, Luiz Inácio Lula da Silva manteve em sua trajetória pessoal e política o compromisso firme com a democracia, a redução da pobreza, o combate à fome e a erradicação da miséria. Nasceu em 27 de outubro de 1945, na cidade de Garanhuns, no estado de Pernambuco, Nordeste do Brasil.

O presidente Lula vivenciou em seu caminho dificuldades semelhantes às de grande parte da população brasileira, trazendo para sua vida política a sensibilidade e identidade com as populações em situação de vulnerabilidade social. Nascido em uma região pobre, com muitas carências materiais, aos 7 anos migrou, junto com a família, para o estado de São Paulo, cidade de Guarujá, onde existiam maiores possibilidades de emprego.

Começando a trabalhar ainda cedo para contribuir com a renda da família, o jovem Luiz Inácio manteve atividades de engraxate, ajudante de tintureiro e office boy; posteriormente, entrou para a área metalúrgica na Fábrica de Parafusos Marte.

Já formado torneiro mecânico pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), trabalhou nas Indústrias Villares, no ABC paulista, onde começou a participar do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema.

Após ocupar diferentes cargos na instituição, elegeu-se presidente em 1975, sendo reeleito em 1978, e passou a representar 100 mil trabalhadores. Os sindicatos dos trabalhadores da região do ABC participaram ativamente, por meio de movimentos grevistas, das contestações ao regime militar brasileiro e da luta por mais direitos e melhores salários para os trabalhadores no final dos anos 1970, quando Lula já era o principal líder sindical.

Em 10 de fevereiro de 1980, Lula ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores, que representava a união de centenas de milhares de pessoas ligadas aos movimentos sindicais, comunidades eclesiais de base da igreja católica, grupos de esquerda e intelectuais.

Em 1984, Lula participou, como uma das principais lideranças, da campanha das “diretas-já” para a Presidência da República. Em 1986, foi eleito o deputado federal mais votado do país, para a Assembleia Constituinte.

Após três tentativas, Lula foi eleito presidente da República para o período de 2003 a 2006 e reeleito para o segundo mandato, de 2007 a 2010. Durante os seus oito anos de governo, foram gerados 15 milhões de empregos. Entre 2003 e 2009, 27,9 milhões de pessoas saíram da pobreza, enquanto 35,7 milhões ascenderam à classe média.

Lula terminou o segundo mandato com 87% de aprovação, tornando-se um dos mais populares presidentes da história do Brasil e um dos políticos mais respeitados do mundo.

Em 2010, Lula apoiou a candidatura de Dilma Rousseff, que foi ministra de Minas e Energia e depois ministra da Casa Civil durante seus dois mandatos. Ela venceu as eleições e se tornou a primeira mulher eleita presidente do Brasil. O mandato dela começou no dia 1º de Janeiro de 2011.

Desde fevereiro de 2011, Luiz Inácio Lula da Silva é presidente honorário do Partido dos Trabalhadores pela segunda vez. Ao término do segundo mandato de Lula, o Instituto Cidadania — onde Lula elaborou, em debate amplo com a sociedade, propostas de políticas públicas antes de ser eleito presidente — deu lugar ao Instituto Lula, que cuida do acervo histórico, do intercâmbio internacional das experiências políticas do ex[1]presidente e das iniciativas África e América Latina.

Desde a fundação do Instituto Lula, o ex-presidente recebeu vários prêmios de expressão nacional e internacional. Como World Food Prize, em Des Moines (EUA), Prêmio Norte-Sul de Direitos Humanos, em Lisboa e Prêmio Indira Gandhi para Paz, Desarmamento e Desenvolvimento, na Índia.

Fonte: https://institutolula.org/biografia-de-luiz-inacio-lula-da-silva

Tags

Inscrição no boletim informativo

Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque.